ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125581 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1653 "inscrito_id" => 5448 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da ludicidade no processo de alfabetização, evidenciando como atividades lúdicas podem potencializar a aprendizagem de maneira mais significativa e prazerosa. Fundamentado nas contribuições teóricas de Soares (2014), Borba (2007), Kishimoto (2000), Ferreiro (2023) e Freire (2011), o estudo adota uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório, buscando compreender a relação entre o brincar e o aprender na aquisição da leitura e da escrita. A ludicidade, ao ser integrada às práticas pedagógicas, favorece não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também aspectos sociais e emocionais da criança, tornando o ensino mais atrativo e eficaz. A pesquisa analisa diferentes estratégias metodológicas que utilizam jogos, brincadeiras e outras dinâmicas lúdicas para facilitar a alfabetização, ressaltando a necessidade de uma prática docente inovadora e reflexiva. Os resultados indicam que, quando a ludicidade é incorporada ao ensino, há um aumento no engajamento dos alunos, na construção do conhecimento e na autonomia infantil. No entanto, desafios como a falta de recursos adequados e de um planejamento pedagógico estruturado ainda dificultam a implementação eficaz dessas práticas. Dessa forma, reforça-se a importância do investimento na criação de ambientes alfabetizadores que valorizem o lúdico como elemento essencial na aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais significativo e duradouro para as crianças. Palavras-chave: Ludicidade, Alfabetização, Educação Infantil, Ensino-Aprendizagem, Práticas Pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5448_TB1653_28102025124005.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DENIGELE DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA DENIGELE" "autor_email" => "denigelesilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125581 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1653 "inscrito_id" => 5448 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da ludicidade no processo de alfabetização, evidenciando como atividades lúdicas podem potencializar a aprendizagem de maneira mais significativa e prazerosa. Fundamentado nas contribuições teóricas de Soares (2014), Borba (2007), Kishimoto (2000), Ferreiro (2023) e Freire (2011), o estudo adota uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório, buscando compreender a relação entre o brincar e o aprender na aquisição da leitura e da escrita. A ludicidade, ao ser integrada às práticas pedagógicas, favorece não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também aspectos sociais e emocionais da criança, tornando o ensino mais atrativo e eficaz. A pesquisa analisa diferentes estratégias metodológicas que utilizam jogos, brincadeiras e outras dinâmicas lúdicas para facilitar a alfabetização, ressaltando a necessidade de uma prática docente inovadora e reflexiva. Os resultados indicam que, quando a ludicidade é incorporada ao ensino, há um aumento no engajamento dos alunos, na construção do conhecimento e na autonomia infantil. No entanto, desafios como a falta de recursos adequados e de um planejamento pedagógico estruturado ainda dificultam a implementação eficaz dessas práticas. Dessa forma, reforça-se a importância do investimento na criação de ambientes alfabetizadores que valorizem o lúdico como elemento essencial na aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais significativo e duradouro para as crianças. Palavras-chave: Ludicidade, Alfabetização, Educação Infantil, Ensino-Aprendizagem, Práticas Pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5448_TB1653_28102025124005.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DENIGELE DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA DENIGELE" "autor_email" => "denigelesilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }