O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125721 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1932 "inscrito_id" => 3047 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de metodologias ativas para o ensino de literatura, tal projeto foi realizado em uma turma do 2° ano na escola municipal Unidade Integrada Maria Nazareth Pereira Barbosa. Foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a aprederem de forma mais atuante, por meio de metodologias mais dinâmicas e inovadoras, as metodologias ativas, que dão espaço para o aluno ir em busca do conhecimento e participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.Tendo em vista que o sistema educacional ainda está apegado ao modelo de ensino-aprendizagem tradicional em que o professor assume um papel central no processo de ensino, e as aulas são predominantemente expositivas, logo este projeto foi revolucionário ao dar oportunidade para o aluno participarem ativamente deste processo. Para tanto, foi necessário propor os alunos a escrever histórias do gênero fábula, e em seguida publicar suas obras em uma plataforma virtual com auxílio do professor. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo, em que houve uma abordagem prática, defendida por Freire (2003, p.61), levando em consideração que a educação é um campo de constante evolução, Ranzani et al (2024, p.243) as metodologias ativas utilizadas se apresentaram como um mecanismo inovador para o sistema educacional, os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos ficaram atraídos pela dinamicidade do processo de ensino deste , e conseguiram realizar cada etapa do cronograma com eficiência, o que permitiu a seguinte conclusão: O projeto trouxe resultados positivos, comprovando a eficácia de aulas práticas e o uso de metodologias ativas no enino de literatura ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3047_TB1932_30102025203101.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA CAMPOS MOURA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinacamposmoura74@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125721 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1932 "inscrito_id" => 3047 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de metodologias ativas para o ensino de literatura, tal projeto foi realizado em uma turma do 2° ano na escola municipal Unidade Integrada Maria Nazareth Pereira Barbosa. Foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a aprederem de forma mais atuante, por meio de metodologias mais dinâmicas e inovadoras, as metodologias ativas, que dão espaço para o aluno ir em busca do conhecimento e participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.Tendo em vista que o sistema educacional ainda está apegado ao modelo de ensino-aprendizagem tradicional em que o professor assume um papel central no processo de ensino, e as aulas são predominantemente expositivas, logo este projeto foi revolucionário ao dar oportunidade para o aluno participarem ativamente deste processo. Para tanto, foi necessário propor os alunos a escrever histórias do gênero fábula, e em seguida publicar suas obras em uma plataforma virtual com auxílio do professor. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo, em que houve uma abordagem prática, defendida por Freire (2003, p.61), levando em consideração que a educação é um campo de constante evolução, Ranzani et al (2024, p.243) as metodologias ativas utilizadas se apresentaram como um mecanismo inovador para o sistema educacional, os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos ficaram atraídos pela dinamicidade do processo de ensino deste , e conseguiram realizar cada etapa do cronograma com eficiência, o que permitiu a seguinte conclusão: O projeto trouxe resultados positivos, comprovando a eficácia de aulas práticas e o uso de metodologias ativas no enino de literatura ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3047_TB1932_30102025203101.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA CAMPOS MOURA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinacamposmoura74@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }