Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125721
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1932
    "inscrito_id" => 3047
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de metodologias ativas para o ensino de literatura, tal projeto foi realizado em uma turma do 2° ano na escola municipal Unidade Integrada Maria Nazareth Pereira Barbosa. Foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a aprederem de forma mais atuante, por meio de metodologias mais dinâmicas e inovadoras, as metodologias ativas, que dão espaço para o aluno ir em busca do conhecimento e participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.Tendo em vista que o sistema educacional ainda está apegado ao modelo de ensino-aprendizagem tradicional em que o professor assume um papel central no processo de ensino, e as aulas são predominantemente expositivas, logo este projeto foi revolucionário ao dar oportunidade para o aluno participarem ativamente deste processo. Para tanto, foi necessário propor os alunos a escrever histórias do gênero fábula, e em seguida publicar suas obras em uma plataforma virtual com auxílio do professor. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo, em que houve uma abordagem prática, defendida por Freire (2003, p.61), levando em consideração que a educação é um campo de constante evolução, Ranzani et al (2024, p.243) as metodologias ativas utilizadas se apresentaram como um mecanismo inovador para o sistema educacional, os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos ficaram atraídos pela dinamicidade do processo de ensino deste , e conseguiram realizar cada etapa do cronograma com eficiência, o que permitiu a seguinte conclusão: O projeto trouxe resultados positivos, comprovando a eficácia de aulas práticas e o uso de metodologias ativas no enino de literatura ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3047_TB1932_30102025203101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA CAMPOS MOURA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "sabrinacamposmoura74@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125721
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1932
    "inscrito_id" => 3047
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de metodologias ativas para o ensino de literatura, tal projeto foi realizado em uma turma do 2° ano na escola municipal Unidade Integrada Maria Nazareth Pereira Barbosa. Foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a aprederem de forma mais atuante, por meio de metodologias mais dinâmicas e inovadoras, as metodologias ativas, que dão espaço para o aluno ir em busca do conhecimento e participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.Tendo em vista que o sistema educacional ainda está apegado ao modelo de ensino-aprendizagem tradicional em que o professor assume um papel central no processo de ensino, e as aulas são predominantemente expositivas, logo este projeto foi revolucionário ao dar oportunidade para o aluno participarem ativamente deste processo. Para tanto, foi necessário propor os alunos a escrever histórias do gênero fábula, e em seguida publicar suas obras em uma plataforma virtual com auxílio do professor. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo, em que houve uma abordagem prática, defendida por Freire (2003, p.61), levando em consideração que a educação é um campo de constante evolução, Ranzani et al (2024, p.243) as metodologias ativas utilizadas se apresentaram como um mecanismo inovador para o sistema educacional, os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos ficaram atraídos pela dinamicidade do processo de ensino deste , e conseguiram realizar cada etapa do cronograma com eficiência, o que permitiu a seguinte conclusão: O projeto trouxe resultados positivos, comprovando a eficácia de aulas práticas e o uso de metodologias ativas no enino de literatura ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3047_TB1932_30102025203101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA CAMPOS MOURA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "sabrinacamposmoura74@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o uso de metodologias ativas para o ensino de literatura, tal projeto foi realizado em uma turma do 2° ano na escola municipal Unidade Integrada Maria Nazareth Pereira Barbosa. Foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a aprederem de forma mais atuante, por meio de metodologias mais dinâmicas e inovadoras, as metodologias ativas, que dão espaço para o aluno ir em busca do conhecimento e participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.Tendo em vista que o sistema educacional ainda está apegado ao modelo de ensino-aprendizagem tradicional em que o professor assume um papel central no processo de ensino, e as aulas são predominantemente expositivas, logo este projeto foi revolucionário ao dar oportunidade para o aluno participarem ativamente deste processo. Para tanto, foi necessário propor os alunos a escrever histórias do gênero fábula, e em seguida publicar suas obras em uma plataforma virtual com auxílio do professor. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo, em que houve uma abordagem prática, defendida por Freire (2003, p.61), levando em consideração que a educação é um campo de constante evolução, Ranzani et al (2024, p.243) as metodologias ativas utilizadas se apresentaram como um mecanismo inovador para o sistema educacional, os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos ficaram atraídos pela dinamicidade do processo de ensino deste , e conseguiram realizar cada etapa do cronograma com eficiência, o que permitiu a seguinte conclusão: O projeto trouxe resultados positivos, comprovando a eficácia de aulas práticas e o uso de metodologias ativas no enino de literatura .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.