EDUCOMUNICAÇÃO: O WHATSAPP COMO UMA INTERFACE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS (AS) ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125871 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2223 "inscrito_id" => 7430 "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO: O WHATSAPP COMO UMA INTERFACE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS (AS) ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "RESUMO A presente pesquisa intitulada de “Educomunicação: o WhatsApp como uma interface da aprendizagem significativa dos (as) estudantes da educação de jovens e adultos” tem como objetivo geral: entender o WhatsApp como uma interface educomunicativa da aprendizagem significativa dos (as) estudantes da EJA. Pretende-se responder à seguinte questão: Como elaborar soluções comunicativas adequada a aprendizagem significativa na EJA tendo o WhatsApp como interface pedagógica? A metodologia utilizada é a pesquisa aplicação sob o método Design Based Research (DBR) que se propõe a solucionar problemas educacionais desafiadores por meio de um desenho ou projeto metodológico baseado em pesquisa. Recorremos aos principais autores: Ausubel (1973, Aranha(2006), Arroyo(2017), Brandão(1985), Barros(2020), Cavalcante(2020), Freire(1996), Gohn(1997), Hadad, Di Pierro(1987), Kenski(2012), Martino(2013), Matta(2018), Nieven(2007), Soares(2011), Teixeira(1956). Quanto aos resultados esperados foi possível compreender o conceito de educomunicação considerando a importância do diálogo como princípio da relação ensino aprendizagem. Durante as atividades propostas, vimos que a escuta, o diálogo com os participantes permitiu que nos aproximássemos de suas demandas, experiências e expectativas sobre a EJA e a aprendizagem significativa, isto é, a que assume sentido em seu cotidiano. Nosso desejo foi tecer a educomunicação nesse estudo tendo como princípio a palavra, a comunicação que alicerça o ato de aprender, de dialogar. Utilizamos também o recurso de mídia digital proposto, o WhatsApp, que possibilitou o compartilhamento de imagens, vídeos, material em áudio e vídeo que ampliaram os conhecimentos e discussões sobre o tema em estudo, o lixo no bairro de Vista Alegre. Concluímos parcialmente que a aprendizagem realizada durante as semanas de aplicação será associada a demandas sociais reais dos educandos e que os professores assim como os estudantes mantiveram-se envolvidos na composição de saberes no decorrer desse estudo que permitirá a criação de uma sequência didática e uma cartilha didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7430_TB2223_30102025215451.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENICE OLIVEIRA CARDOSO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSENICE" "autor_email" => "josenice.cardoso@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125871 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2223 "inscrito_id" => 7430 "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO: O WHATSAPP COMO UMA INTERFACE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS (AS) ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "RESUMO A presente pesquisa intitulada de “Educomunicação: o WhatsApp como uma interface da aprendizagem significativa dos (as) estudantes da educação de jovens e adultos” tem como objetivo geral: entender o WhatsApp como uma interface educomunicativa da aprendizagem significativa dos (as) estudantes da EJA. Pretende-se responder à seguinte questão: Como elaborar soluções comunicativas adequada a aprendizagem significativa na EJA tendo o WhatsApp como interface pedagógica? A metodologia utilizada é a pesquisa aplicação sob o método Design Based Research (DBR) que se propõe a solucionar problemas educacionais desafiadores por meio de um desenho ou projeto metodológico baseado em pesquisa. Recorremos aos principais autores: Ausubel (1973, Aranha(2006), Arroyo(2017), Brandão(1985), Barros(2020), Cavalcante(2020), Freire(1996), Gohn(1997), Hadad, Di Pierro(1987), Kenski(2012), Martino(2013), Matta(2018), Nieven(2007), Soares(2011), Teixeira(1956). Quanto aos resultados esperados foi possível compreender o conceito de educomunicação considerando a importância do diálogo como princípio da relação ensino aprendizagem. Durante as atividades propostas, vimos que a escuta, o diálogo com os participantes permitiu que nos aproximássemos de suas demandas, experiências e expectativas sobre a EJA e a aprendizagem significativa, isto é, a que assume sentido em seu cotidiano. Nosso desejo foi tecer a educomunicação nesse estudo tendo como princípio a palavra, a comunicação que alicerça o ato de aprender, de dialogar. Utilizamos também o recurso de mídia digital proposto, o WhatsApp, que possibilitou o compartilhamento de imagens, vídeos, material em áudio e vídeo que ampliaram os conhecimentos e discussões sobre o tema em estudo, o lixo no bairro de Vista Alegre. Concluímos parcialmente que a aprendizagem realizada durante as semanas de aplicação será associada a demandas sociais reais dos educandos e que os professores assim como os estudantes mantiveram-se envolvidos na composição de saberes no decorrer desse estudo que permitirá a criação de uma sequência didática e uma cartilha didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7430_TB2223_30102025215451.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENICE OLIVEIRA CARDOSO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSENICE" "autor_email" => "josenice.cardoso@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }