Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCOMUNICAÇÃO: O WHATSAPP COMO UMA INTERFACE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS (AS) ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO A presente pesquisa intitulada de “Educomunicação: o WhatsApp como uma interface da aprendizagem significativa dos (as) estudantes da educação de jovens e adultos” tem como objetivo geral: entender o WhatsApp como uma interface educomunicativa da aprendizagem significativa dos (as) estudantes da EJA. Pretende-se responder à seguinte questão: Como elaborar soluções comunicativas adequada a aprendizagem significativa na EJA tendo o WhatsApp como interface pedagógica? A metodologia utilizada é a pesquisa aplicação sob o método Design Based Research (DBR) que se propõe a solucionar problemas educacionais desafiadores por meio de um desenho ou projeto metodológico baseado em pesquisa. Recorremos aos principais autores: Ausubel (1973, Aranha(2006), Arroyo(2017), Brandão(1985), Barros(2020), Cavalcante(2020), Freire(1996), Gohn(1997), Hadad, Di Pierro(1987), Kenski(2012), Martino(2013), Matta(2018), Nieven(2007), Soares(2011), Teixeira(1956). Quanto aos resultados esperados foi possível compreender o conceito de educomunicação considerando a importância do diálogo como princípio da relação ensino aprendizagem. Durante as atividades propostas, vimos que a escuta, o diálogo com os participantes permitiu que nos aproximássemos de suas demandas, experiências e expectativas sobre a EJA e a aprendizagem significativa, isto é, a que assume sentido em seu cotidiano. Nosso desejo foi tecer a educomunicação nesse estudo tendo como princípio a palavra, a comunicação que alicerça o ato de aprender, de dialogar. Utilizamos também o recurso de mídia digital proposto, o WhatsApp, que possibilitou o compartilhamento de imagens, vídeos, material em áudio e vídeo que ampliaram os conhecimentos e discussões sobre o tema em estudo, o lixo no bairro de Vista Alegre. Concluímos parcialmente que a aprendizagem realizada durante as semanas de aplicação será associada a demandas sociais reais dos educandos e que os professores assim como os estudantes mantiveram-se envolvidos na composição de saberes no decorrer desse estudo que permitirá a criação de uma sequência didática e uma cartilha didática.

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