Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS: UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125962
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2419
    "inscrito_id" => 8938
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS: UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga a importância do Estágio Supervisionado I na formação inicial de professores de Matemática, tendo em vista que o estágio supervisionado permite ao docente em formação uma aproximação com o seu futuro campo de atuação profissional e o faz emergir em uma experiência teórico-prática, tomando, desse modo, o estágio como campo de pesquisa e investigação da práxis. Para tanto, foi necessário observar a rotina escolar, analisar a interação entre professor e alunos, tendo por foco a experimentação de metodologias ativas de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar como essa experiência contribui para a construção da prática pedagógica na formação de professores de Matemática. Partindo de uma metodologia qualitativa, baseada na experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, localizada no estado da Paraíba, os resultados mostram que as vivências no chão da escola nos permitem inferir que o Estágio Supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, pois proporciona uma aprendizagem transformadora e prepara o futuro professor para uma atuação mais crítica e reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8938_TB2419_25102025183810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANEIA ALVES DE MACEDO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANEIA ALVES"
    "autor_email" => "alvesaneia3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125962
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2419
    "inscrito_id" => 8938
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS: UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga a importância do Estágio Supervisionado I na formação inicial de professores de Matemática, tendo em vista que o estágio supervisionado permite ao docente em formação uma aproximação com o seu futuro campo de atuação profissional e o faz emergir em uma experiência teórico-prática, tomando, desse modo, o estágio como campo de pesquisa e investigação da práxis. Para tanto, foi necessário observar a rotina escolar, analisar a interação entre professor e alunos, tendo por foco a experimentação de metodologias ativas de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar como essa experiência contribui para a construção da prática pedagógica na formação de professores de Matemática. Partindo de uma metodologia qualitativa, baseada na experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, localizada no estado da Paraíba, os resultados mostram que as vivências no chão da escola nos permitem inferir que o Estágio Supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, pois proporciona uma aprendizagem transformadora e prepara o futuro professor para uma atuação mais crítica e reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8938_TB2419_25102025183810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANEIA ALVES DE MACEDO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANEIA ALVES"
    "autor_email" => "alvesaneia3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga a importância do Estágio Supervisionado I na formação inicial de professores de Matemática, tendo em vista que o estágio supervisionado permite ao docente em formação uma aproximação com o seu futuro campo de atuação profissional e o faz emergir em uma experiência teórico-prática, tomando, desse modo, o estágio como campo de pesquisa e investigação da práxis. Para tanto, foi necessário observar a rotina escolar, analisar a interação entre professor e alunos, tendo por foco a experimentação de metodologias ativas de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar como essa experiência contribui para a construção da prática pedagógica na formação de professores de Matemática. Partindo de uma metodologia qualitativa, baseada na experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, localizada no estado da Paraíba, os resultados mostram que as vivências no chão da escola nos permitem inferir que o Estágio Supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, pois proporciona uma aprendizagem transformadora e prepara o futuro professor para uma atuação mais crítica e reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.