DESDOBRAMENTOS DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR REALIZADO POR MULHERES SUBURBANAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2583 "inscrito_id" => 8500 "titulo" => "DESDOBRAMENTOS DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR REALIZADO POR MULHERES SUBURBANAS" "resumo" => "Este estudo tem como foco a experiência das mulheres suburbanas e sua relação com a educação popular em um período de intensas transformações sociais no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Busca contextualizá-las na atualidade, como um imperativo e contraponto ao processo de exclusão que atinge a maioria da população pobre e periférica, a qual sofre não apenas com os estigmas e preconceitos territoriais, mas também com a falta de reconhecimento por parte das elites dominantes, que não veem esses territórios e suas populações como protagonistas e produtoras de saberes culturais e educacionais gerados a partir de suas experiências. Este trabalho tem como objetivo visibilizar vozes femininas silenciadas e esquecidas na história, especialmente no contexto do sul global, que foi profundamente afetado pelos processos coloniais e que, por meio do patriarcado e seus sistemas de opressão, perduram até os dias de hoje. A análise dos movimentos de educação popular e da participação das mulheres suburbanas é o principal objetivo deste estudo. Os objetivos específicos envolvem: Investigar e visibilizar as práticas educativas vivenciadas pela comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador, além de identificar, em colaboração com a comunidade, os principais coletivos, movimentos e instituições contemporâneas que foram influenciados por esses movimentos de educação popular em períodos anteriores. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e de campo, além de adotar a narrativa autobiográfica e a observação participante. A análise será pautada pela Teoria Crítica, pelos estudos decoloniais e pela perspectiva da educação popular" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8500_TB2583_28102025163114.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREANE PEREIRA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREANE" "autor_email" => "andreanemoreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2583 "inscrito_id" => 8500 "titulo" => "DESDOBRAMENTOS DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR REALIZADO POR MULHERES SUBURBANAS" "resumo" => "Este estudo tem como foco a experiência das mulheres suburbanas e sua relação com a educação popular em um período de intensas transformações sociais no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Busca contextualizá-las na atualidade, como um imperativo e contraponto ao processo de exclusão que atinge a maioria da população pobre e periférica, a qual sofre não apenas com os estigmas e preconceitos territoriais, mas também com a falta de reconhecimento por parte das elites dominantes, que não veem esses territórios e suas populações como protagonistas e produtoras de saberes culturais e educacionais gerados a partir de suas experiências. Este trabalho tem como objetivo visibilizar vozes femininas silenciadas e esquecidas na história, especialmente no contexto do sul global, que foi profundamente afetado pelos processos coloniais e que, por meio do patriarcado e seus sistemas de opressão, perduram até os dias de hoje. A análise dos movimentos de educação popular e da participação das mulheres suburbanas é o principal objetivo deste estudo. Os objetivos específicos envolvem: Investigar e visibilizar as práticas educativas vivenciadas pela comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador, além de identificar, em colaboração com a comunidade, os principais coletivos, movimentos e instituições contemporâneas que foram influenciados por esses movimentos de educação popular em períodos anteriores. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e de campo, além de adotar a narrativa autobiográfica e a observação participante. A análise será pautada pela Teoria Crítica, pelos estudos decoloniais e pela perspectiva da educação popular" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8500_TB2583_28102025163114.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREANE PEREIRA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREANE" "autor_email" => "andreanemoreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }