Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CURRICULAR BASEADA NA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de primeiros socorros nas escolas deve ser pensado como uma alternativa a fim de proporcionar a capacitação dos estudantes para a ação adequada em casos de urgência e emergência, tanto no âmbito escolar quanto em espaços não escolares. Com essa finalidade, o presente trabalho busca relacionar as abordagens de temas que envolvem primeiros socorros diante das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhadas ao Currículo de Pernambuco para os anos finais do Ensino Fundamental. Desta forma, é proposto um aprofundamento do que já é conhecido e a busca por correlações entre currículo e prática. O objetivo é ser referência para pesquisas no futuro, com uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, de forma exploratória, utilizando documentos normativos da educação básica, além artigos e livros que abordam a temática. Em desenvolvimento, a pesquisa dialoga com o pensamento de Paulo Freire, educador contemporâneo, que trata acerca da autonomia do aluno. É esperado, com isso, desenvolver premissas para novas perspectivas sobre os primeiros socorros, revelando as necessidades de ajustes curriculares e embasando a importância de uma abordagem lúdica e que, de fato, se consolide como conhecimento e até mesmo habilidade (aprendizagem significativa). Dessa maneira, o estudo reforça a relação de ensino-aprendizagem com o protagonismo do educando e apoia a formação plena do educador, consolidando os primeiros socorros como um conhecimento essencial nas escolas.

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