Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PEDRAS DE FOGO-PB: DIFICULDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo busca apresentar os avanços da educação no campo no município de Pedras de Fogo, Paraíba, destacando suas dificuldades, a implantação de escolas, o surgimento dos assentamentos rurais e as conquistas das comunidades e dos professores por melhores condições de trabalho. A cidade de Pedras de Fogo está localizada na região da Mata Sul do Estado, tornando-se uma região de conflitos rurais desde o movimento das ligas camponesas e tendo seu ponto de mais crucial com a criação do Proálcool na década de 80 do século passado. A educação do campo desempenha um papel essencial na melhoria da qualidade de vida da população, considerando que 40% (quarenta por cento) dos habitantes do município residem e trabalham na zona rural (Censo IBGE, 2022). Neste estudo, realiza-se uma retrospectiva das políticas educacionais desenvolvidas pelas gestões municipais desde a década de 1980 até os dias atuais, analisando a construção de escolas, as adequações realizadas e os avanços obtidos. Além disso, discute-se a atuação dos movimentos sociais e a reforma agrária como fatores determinantes para a implementação da educação no campo, bem como o combate ao analfabetismo e as transformações conceituais promovidas pelo movimento educacional. Apesar dos investimentos e dos esforços empreendidos para garantir melhorias na qualidade da educação do campo, os resultados indicam que, embora tenha havido avanços significativos, os índices educacionais ainda não atingiram o patamar desejado. Como embasamento teórico, este estudo se apoia, entre outros, nas contribuições de Arroyo (2004).

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