RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNO SURDO-CEGO NO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126065 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2655 "inscrito_id" => 3043 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNO SURDO-CEGO NO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência acerca das práticas inclusivas implementadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um estudante surdocego do 2º ano do Ensino Fundamental I, matriculado no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), uma instituição de referência na educação para surdos. O estudo tem como objetivo compartilhar as estratégias e abordagens pedagógicas adotadas para assegurar o acesso à educação por meio de um modelo de inclusão efetivo, bem como analisar os desafios enfrentados e os avanços alcançados na prática pedagógica. A surdocegueira, enquanto deficiência sensorial dupla, exige adaptações específicas que possibilitem a comunicação, a aprendizagem e a participação ativa do estudante nas atividades escolares. Para atender a essas necessidades, foram empregados recursos como comunicação alternativa e tecnologias assistivas, os quais se mostraram essenciais para o desenvolvimento da expressão e da interação do aluno. A colaboração entre docentes regentes, profissionais do AEE e familiares desempenhou um papel central na construção de um ambiente de aprendizagem mais acessível e acolhedor. Estratégias como o acompanhamento individualizado e a elaboração de atividades sensoriais e multimodais demonstraram-se eficazes na promoção da inclusão escolar. O relato também aborda os desafios enfrentados pelos profissionais da educação e as soluções adotadas para a superação de barreiras, tais como a necessidade de formação continuada e a adaptação constante das práticas educacionais. Os resultados obtidos reforçam a relevância do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão escolar e social de estudantes com múltiplas deficiências, especialmente no contexto da surdocegueira. Ademais, evidenciam como a educação inclusiva pode se configurar como um espaço de construção de novos saberes e experiências. A experiência no INES reflete o compromisso com uma educação que valoriza a diversidade e respeita as singularidades de cada aluno, consolidando práticas que asseguram o direito à aprendizagem e à participação plena na comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3043_TB2655_30102025161526.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA ROCHA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "sam.souza1@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126065 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2655 "inscrito_id" => 3043 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNO SURDO-CEGO NO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência acerca das práticas inclusivas implementadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um estudante surdocego do 2º ano do Ensino Fundamental I, matriculado no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), uma instituição de referência na educação para surdos. O estudo tem como objetivo compartilhar as estratégias e abordagens pedagógicas adotadas para assegurar o acesso à educação por meio de um modelo de inclusão efetivo, bem como analisar os desafios enfrentados e os avanços alcançados na prática pedagógica. A surdocegueira, enquanto deficiência sensorial dupla, exige adaptações específicas que possibilitem a comunicação, a aprendizagem e a participação ativa do estudante nas atividades escolares. Para atender a essas necessidades, foram empregados recursos como comunicação alternativa e tecnologias assistivas, os quais se mostraram essenciais para o desenvolvimento da expressão e da interação do aluno. A colaboração entre docentes regentes, profissionais do AEE e familiares desempenhou um papel central na construção de um ambiente de aprendizagem mais acessível e acolhedor. Estratégias como o acompanhamento individualizado e a elaboração de atividades sensoriais e multimodais demonstraram-se eficazes na promoção da inclusão escolar. O relato também aborda os desafios enfrentados pelos profissionais da educação e as soluções adotadas para a superação de barreiras, tais como a necessidade de formação continuada e a adaptação constante das práticas educacionais. Os resultados obtidos reforçam a relevância do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão escolar e social de estudantes com múltiplas deficiências, especialmente no contexto da surdocegueira. Ademais, evidenciam como a educação inclusiva pode se configurar como um espaço de construção de novos saberes e experiências. A experiência no INES reflete o compromisso com uma educação que valoriza a diversidade e respeita as singularidades de cada aluno, consolidando práticas que asseguram o direito à aprendizagem e à participação plena na comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3043_TB2655_30102025161526.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA ROCHA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "sam.souza1@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }