Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM APRECIATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126087
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2709
    "inscrito_id" => 3829
    "titulo" => "APRENDIZAGEM APRECIATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No presente trabalho, discorremos sobre a Aprendizagem Apreciativa no Ensino-Aprendizagem de Matemática, na busca de compreender e discutir sobre a importância das emoções na aprendizagem e como o professor pode trazer a motivação dos estudantes para a sala de aula, buscando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa para os estudantes. Para isso, percebe-se o quão necessário que o professor esteja atento à sua forma de ensinar, bem como aos estudantes. Ao olhar nessa perspectiva, cabe-nos dialogar sobre a importância do que está por trás do “porquê se ensina”, ou seja da razão de ter escolhido ser professor. Para isso, nos baseamos em diversos autores, entre eles está Ubiratan D’Ambrosio em Educação Matemática (2007), quando ele fala das três qualidades que um bom professor deve ser, e são elas: a emocional/afetiva, a política e o conhecimento; Dinah Campos em suas obras, Psicologia da Adolescência (1987) e Psicologia da Aprendizagem (2008), vem tratando sobre o influência das emoções e a motivação no comportamento e explicando o conceito de aprendizagem apreciativa; Maria Luiza Teles em Aprender Psicologia (2003), discorre sobre a importância dos estímulos e da motivação na aprendizagem; e Jean Piaget em sua obra, Seis estudos de psicologia (2007), vem discorrendo sobre a influência que a afetividade tem nas ações dos indivíduos. Fizemos um estudo bibliográfico das obras citadas, e de tantas outras. Logo, discorremos sobre a forma que um professor, através do seu próprio comportamento e de sua forma de ensinar, pode desenvolver o desejo dos estudantes em aprender matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3829_TB2709_17102025210511.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flaaviabezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126087
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2709
    "inscrito_id" => 3829
    "titulo" => "APRENDIZAGEM APRECIATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No presente trabalho, discorremos sobre a Aprendizagem Apreciativa no Ensino-Aprendizagem de Matemática, na busca de compreender e discutir sobre a importância das emoções na aprendizagem e como o professor pode trazer a motivação dos estudantes para a sala de aula, buscando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa para os estudantes. Para isso, percebe-se o quão necessário que o professor esteja atento à sua forma de ensinar, bem como aos estudantes. Ao olhar nessa perspectiva, cabe-nos dialogar sobre a importância do que está por trás do “porquê se ensina”, ou seja da razão de ter escolhido ser professor. Para isso, nos baseamos em diversos autores, entre eles está Ubiratan D’Ambrosio em Educação Matemática (2007), quando ele fala das três qualidades que um bom professor deve ser, e são elas: a emocional/afetiva, a política e o conhecimento; Dinah Campos em suas obras, Psicologia da Adolescência (1987) e Psicologia da Aprendizagem (2008), vem tratando sobre o influência das emoções e a motivação no comportamento e explicando o conceito de aprendizagem apreciativa; Maria Luiza Teles em Aprender Psicologia (2003), discorre sobre a importância dos estímulos e da motivação na aprendizagem; e Jean Piaget em sua obra, Seis estudos de psicologia (2007), vem discorrendo sobre a influência que a afetividade tem nas ações dos indivíduos. Fizemos um estudo bibliográfico das obras citadas, e de tantas outras. Logo, discorremos sobre a forma que um professor, através do seu próprio comportamento e de sua forma de ensinar, pode desenvolver o desejo dos estudantes em aprender matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3829_TB2709_17102025210511.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flaaviabezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente trabalho, discorremos sobre a Aprendizagem Apreciativa no Ensino-Aprendizagem de Matemática, na busca de compreender e discutir sobre a importância das emoções na aprendizagem e como o professor pode trazer a motivação dos estudantes para a sala de aula, buscando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa para os estudantes. Para isso, percebe-se o quão necessário que o professor esteja atento à sua forma de ensinar, bem como aos estudantes. Ao olhar nessa perspectiva, cabe-nos dialogar sobre a importância do que está por trás do “porquê se ensina”, ou seja da razão de ter escolhido ser professor. Para isso, nos baseamos em diversos autores, entre eles está Ubiratan D’Ambrosio em Educação Matemática (2007), quando ele fala das três qualidades que um bom professor deve ser, e são elas: a emocional/afetiva, a política e o conhecimento; Dinah Campos em suas obras, Psicologia da Adolescência (1987) e Psicologia da Aprendizagem (2008), vem tratando sobre o influência das emoções e a motivação no comportamento e explicando o conceito de aprendizagem apreciativa; Maria Luiza Teles em Aprender Psicologia (2003), discorre sobre a importância dos estímulos e da motivação na aprendizagem; e Jean Piaget em sua obra, Seis estudos de psicologia (2007), vem discorrendo sobre a influência que a afetividade tem nas ações dos indivíduos. Fizemos um estudo bibliográfico das obras citadas, e de tantas outras. Logo, discorremos sobre a forma que um professor, através do seu próprio comportamento e de sua forma de ensinar, pode desenvolver o desejo dos estudantes em aprender matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.