Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO NA ÁREA DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA: A BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES E A CONTRIBUIÇÃO DA METACOGNIÇÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A questão da formação de profissionais para atuarem na área da saúde e como esses desenvolvem habilidades metacognitivas como forma de estimular a identificação, o monitoramento, a autorregulação do próprio processo de aprendizagem tem se tornado centro da atenção de muitos pesquisadores. (Peixoto et al, 2021; Maraglia, Peixoto e Santos, 2022) A ampliação do entendimento do processo de formação, como sendo algo permanente e necessário para a qualificação dos profissionais de saúde, tem exigido cada vez mais que se debruce sobre o aspecto pedagógico que envolve o treinamento em serviço. O objetivo principal deste estudo foi realizar uma aproximação com as definições que serão trabalhados de modo articulado em um estudo posterior, bem como construir um arcabouço conceitual para alicerçar a relação existente entre a formação em traumatologia e ortopedia, a metacognição e os saberes identificados como necessários para o melhor desenvolvimento da aprendizagem nessa área do saber do cuidado em saúde. Foi realizada uma revisão de literatura do tipo mista, na base de dados Periódico CAPES, guiados pela seguinte pergunta de pesquisa: quais os saberes são identificados como importantes para a construção de competências na área de traumatologia e ortopedia? Foram recuperados 06 artigos que foram analisados utilizando a técnica de análises de conteúdo de Bardin (2016) que levou a identificação de que as questões relacionadas ao processo de trabalho, o nível de engajamento dos preceptores e o percurso avaliativo estão diretamente relacionados ao processo pedagógico na área de traumatologia e ortopedia. Com esse resultado foram analisados a luz do referencial teórico metacognitvo, compreendida como as relações estratégias utilizadas pelos indivíduos para monitorar, testar, ordenar e controlar suas habilidades cognitivas nos esforços individuais para aprender (Peixoto, Brandão e Santos, 2007) de modo que inferências fossem apresentadas a guisa de conclusões.

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