ENSINO DE QUÍMICA: A PRÁTICA DO SER E DO FAZER ENQUANTO PROMOTORAS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126191 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2944 "inscrito_id" => 2294 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: A PRÁTICA DO SER E DO FAZER ENQUANTO PROMOTORAS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "A prática docente ao longo dos anos tem sofrido uma desvalorização, que vem aumentando progressivamente a medida que ocorrem mudanças dentro e fora da sociedade. O trabalho, cuja metodologia de pesquisa tem teor bibliográfico, tem como objetivo primordial analisar e apresentar a prática do Ser e do Fazer enquanto meios necessários para a formação da Identidade Docente de profissionais de ensino de Química, podendo se adaptar a profissionais de outras áreas da ciência, num período da desvalorização da profissão. A prática do Ser está ligando diretamente aos saberes (da experiência e específicos) obtidos durante o percurso formativo dos profissionais, e a prática do Fazer está relacionada ao modo como esses saberes são utilizados ou aplicados durante o processo de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula. Emboras não entendidas a prática do Ser e do Fazer podem desencadear a valorização e a focalização da profissão, ou dos profissionais durante a prática docente em sala de aula, permitindo que 70% dos seus objetivos (que se refere aos conteúdos que se deseja ministrar) se cumpram em sala de aula, dependendo dos imprevistos que vão surgindo diariamente, pois a prática docente surge da identidade docente que se forma a partir da prática do Ser e do Fazer no processo de ensino e aprendizagem, sendo de Química ou não. Portanto, é importante que o profissional de ensino saiba o que vai fazer e como vai fazer para que não haja desvio de profissão durante a prática docente, facilitando assim o cumprimento dos seus objetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2294_TB2944_27102025224846.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON TOMÉ PINTO JOÃO" "autor_nome_curto" => "EDMILSON TOMÉ" "autor_email" => "edmilsontome926@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126191 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2944 "inscrito_id" => 2294 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: A PRÁTICA DO SER E DO FAZER ENQUANTO PROMOTORAS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "A prática docente ao longo dos anos tem sofrido uma desvalorização, que vem aumentando progressivamente a medida que ocorrem mudanças dentro e fora da sociedade. O trabalho, cuja metodologia de pesquisa tem teor bibliográfico, tem como objetivo primordial analisar e apresentar a prática do Ser e do Fazer enquanto meios necessários para a formação da Identidade Docente de profissionais de ensino de Química, podendo se adaptar a profissionais de outras áreas da ciência, num período da desvalorização da profissão. A prática do Ser está ligando diretamente aos saberes (da experiência e específicos) obtidos durante o percurso formativo dos profissionais, e a prática do Fazer está relacionada ao modo como esses saberes são utilizados ou aplicados durante o processo de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula. Emboras não entendidas a prática do Ser e do Fazer podem desencadear a valorização e a focalização da profissão, ou dos profissionais durante a prática docente em sala de aula, permitindo que 70% dos seus objetivos (que se refere aos conteúdos que se deseja ministrar) se cumpram em sala de aula, dependendo dos imprevistos que vão surgindo diariamente, pois a prática docente surge da identidade docente que se forma a partir da prática do Ser e do Fazer no processo de ensino e aprendizagem, sendo de Química ou não. Portanto, é importante que o profissional de ensino saiba o que vai fazer e como vai fazer para que não haja desvio de profissão durante a prática docente, facilitando assim o cumprimento dos seus objetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2294_TB2944_27102025224846.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON TOMÉ PINTO JOÃO" "autor_nome_curto" => "EDMILSON TOMÉ" "autor_email" => "edmilsontome926@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }