Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ÁRVORES DE ESCREVIVÊNCIA COMO MÉTODO DE ENSINO FILOSÓFICO ÉTNICO-RACIAL NO IFRN – CAMPUS MOSSORÓ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo analisar e apresentar as árvores de escrevivências desenvolvidas pelos estudantes de nível médio técnico do IFRN – Campus Mossoró na disciplina de Filosofia (biênio 2023/2024) como uma ferramenta de aprendizagem filosófica antirracista. O termo “Escrevivência” surge com a escritora Conceição Evaristo, unindo palavras como escrever e vivência, uma expressão acerca do corpo que escreve, pesquisa e narra, também associado à figura da Mãe Preta narrando vivências e experiências de mulheres pretas e compartilhando saberes. Assim, o conceito de escrevivência apresenta-se na literatura e educação caracterizandose pela utilização de palavras simples e cotidianas como uma ponte para diferentes formas de educação e produção do conhecimento que fogem do padrão. Tal conceito, ao ser articulado ao ensino de filosofia etnorefereciado e voltado para o pensamento amerifricano em pensadoras como Lelia Gonzales e Sueli Carneiro, articulado às árvores dos desejos típicas da cultura oriental, forjou-se árvores para contar histórias e apresentar saberes e conhecimentos. As árvores de escrevivencia no IFRN – Campus Mossoró foram desenvolvidas como processo de pesquisa, criação e produção do conhecimento crítico associados ao Aprendizado Baseado em Projetos (PBL - Project-Based Learning), onde os estudantes escolhem determinadas árvores do campus para narrar sua aprendizagem nelas sem danificá-las, podendo adicionar folhetos, imagens e citações diversas ao apresentar os temas filosóficos. Metodologicamente, se trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa e explicativa a partir de entrevistas, questionários e estudo de relatos apresentados pelos estudantes durante eventos sobre as árvores de escrevivência como método de ensino de filosofia. Justifica-se tal estudo por apresentar questões decoloniais associadas as didáticas de ensino de filosofia nas instituições de ensino brasileiras que demostraram resultados significativos apresentados em eventos. Conclui-se que o projeto Árvores de Escrevivências pode ser compreendido como Aprendizagem Filosófica Baseada em Projeto Etnoreferenciados e Amerifricanos.

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