AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)
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Nesse sentido, este estudo busca responder aos seguintes questionamentos de pesquisa: Quais os impactos que as avaliações externas promovem nas práticas de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB)? Como os professores e equipe pedagógica lidam com essas avaliações? Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, que teve como sujeitos professores e membros da equipe pedagógica da escola, que responderam a um questionário semiestuturado. Para sustentação teórica foram explorados livros e bancos de pesquisas como: Scielo e Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e autores como: Freitas (2014, 1995), Fernandes e Freitas (2007) Boas e Dias (2015), Neto e Aquino (2009), Saviani (2012, 1995), Szatkoki (2014), entre outros. 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