Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126181
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2923
    "inscrito_id" => 3356
    "titulo" => "AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => "RESUMO As avaliações externas têm um papel importante na educação, mas é fundamental que seus impactos nas práticas pedagógicas sejam cuidadosamente considerados. Uma abordagem equilibrada que integre as avaliações externas com práticas pedagógicas diversificadas e centradas no aluno pode contribuir para uma educação de qualidade nas escolas da rede municipal de ensino. Nesse sentido, este estudo busca responder aos seguintes questionamentos de pesquisa: Quais os impactos que as avaliações externas promovem nas práticas de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB)? Como os professores e equipe pedagógica lidam com essas avaliações? Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, que teve como sujeitos professores e membros da equipe pedagógica da escola, que responderam a um questionário semiestuturado. Para sustentação teórica foram explorados livros e bancos de pesquisas como: Scielo e Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e autores como: Freitas (2014, 1995), Fernandes e Freitas (2007) Boas e Dias (2015), Neto e Aquino (2009), Saviani (2012, 1995), Szatkoki (2014), entre outros. A pesquisa apontou que a implementação das avaliações externas traz a pressão para obter bons resultados o que pode levar os educadores a implementarem práticas de "ensino para a avaliação", onde o foco é preparar os alunos especificamente para os testes. Isso pode incluir: o aumento do tempo dedicado a exercícios e simulados; bem como, enfoque em conteúdos que aparecem frequentemente nas avaliações. Tal prática acende a preocupação dos professores para que os alunos não se sentam pressionados e ansiosos em relação às avaliações, o que pode afetar seu desempenho e sua motivação para aprender, exigindo que professores estejam peparados para uma prática pedagógica, não só com foco nos esultados, mas que priorize uma abordagem onde se valorize o desenvolvimento integral do aluno, incluindo habilidades socioemocionais e competências para o século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3356_TB2923_20102025170801.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126181
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2923
    "inscrito_id" => 3356
    "titulo" => "AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => "RESUMO As avaliações externas têm um papel importante na educação, mas é fundamental que seus impactos nas práticas pedagógicas sejam cuidadosamente considerados. Uma abordagem equilibrada que integre as avaliações externas com práticas pedagógicas diversificadas e centradas no aluno pode contribuir para uma educação de qualidade nas escolas da rede municipal de ensino. Nesse sentido, este estudo busca responder aos seguintes questionamentos de pesquisa: Quais os impactos que as avaliações externas promovem nas práticas de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB)? Como os professores e equipe pedagógica lidam com essas avaliações? Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, que teve como sujeitos professores e membros da equipe pedagógica da escola, que responderam a um questionário semiestuturado. Para sustentação teórica foram explorados livros e bancos de pesquisas como: Scielo e Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e autores como: Freitas (2014, 1995), Fernandes e Freitas (2007) Boas e Dias (2015), Neto e Aquino (2009), Saviani (2012, 1995), Szatkoki (2014), entre outros. A pesquisa apontou que a implementação das avaliações externas traz a pressão para obter bons resultados o que pode levar os educadores a implementarem práticas de "ensino para a avaliação", onde o foco é preparar os alunos especificamente para os testes. Isso pode incluir: o aumento do tempo dedicado a exercícios e simulados; bem como, enfoque em conteúdos que aparecem frequentemente nas avaliações. Tal prática acende a preocupação dos professores para que os alunos não se sentam pressionados e ansiosos em relação às avaliações, o que pode afetar seu desempenho e sua motivação para aprender, exigindo que professores estejam peparados para uma prática pedagógica, não só com foco nos esultados, mas que priorize uma abordagem onde se valorize o desenvolvimento integral do aluno, incluindo habilidades socioemocionais e competências para o século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3356_TB2923_20102025170801.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO As avaliações externas têm um papel importante na educação, mas é fundamental que seus impactos nas práticas pedagógicas sejam cuidadosamente considerados. Uma abordagem equilibrada que integre as avaliações externas com práticas pedagógicas diversificadas e centradas no aluno pode contribuir para uma educação de qualidade nas escolas da rede municipal de ensino. Nesse sentido, este estudo busca responder aos seguintes questionamentos de pesquisa: Quais os impactos que as avaliações externas promovem nas práticas de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB)? Como os professores e equipe pedagógica lidam com essas avaliações? Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, que teve como sujeitos professores e membros da equipe pedagógica da escola, que responderam a um questionário semiestuturado. Para sustentação teórica foram explorados livros e bancos de pesquisas como: Scielo e Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e autores como: Freitas (2014, 1995), Fernandes e Freitas (2007) Boas e Dias (2015), Neto e Aquino (2009), Saviani (2012, 1995), Szatkoki (2014), entre outros. A pesquisa apontou que a implementação das avaliações externas traz a pressão para obter bons resultados o que pode levar os educadores a implementarem práticas de "ensino para a avaliação", onde o foco é preparar os alunos especificamente para os testes. Isso pode incluir: o aumento do tempo dedicado a exercícios e simulados; bem como, enfoque em conteúdos que aparecem frequentemente nas avaliações. Tal prática acende a preocupação dos professores para que os alunos não se sentam pressionados e ansiosos em relação às avaliações, o que pode afetar seu desempenho e sua motivação para aprender, exigindo que professores estejam peparados para uma prática pedagógica, não só com foco nos esultados, mas que priorize uma abordagem onde se valorize o desenvolvimento integral do aluno, incluindo habilidades socioemocionais e competências para o século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.