ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA: UM ENFOQUE EFICAZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126543 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3840 "inscrito_id" => 4729 "titulo" => "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA: UM ENFOQUE EFICAZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação, interação social e comportamento de indivíduos. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma intervenção baseada em evidências reconhecida como eficaz para minimizar esses déficits. No entanto, há uma carência de estudos brasileiros que avaliem a eficácia da ABA em contextos locais. O presente trabalho busca atestar a brecha, avaliando o impacto da Análise do Comportamento Aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas de crianças brasileiras com TEA, contribuindo para avanços científicos e práticos no país. A partir de uma revisão bibliográfica qualitativa, foram analisados os referenciais teóricos de autores renomados, como Skinner, Cooper e Howard. Os resultados obtidos apontam que a ABA é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, permitindo a construção de capacidades sociais e comunicativas, a expressão de emoções e a socialização. Além disso, a ABA demonstrou ser eficaz em reduzir comportamentos problemáticos e aumentar a qualidade de vida de indivíduos com TEA. A falta de acesso à ABA pode ter consequências negativas para o desenvolvimento, levando a dificuldades na socialização, no progresso emocional e na construção de habilidades cognitivas. Do mesmo modo, pode contribuir para o aumento do estresse, da ansiedade e da agressividade. É essencial que profissionais de saúde, educadores e familiares valorizem a ABA como uma ferramenta primordial e a integrem em suas práticas. A aplicação da Análise do Comportamento Aplicada pode proporcionar benefícios significativos para o desenvolvimento de indivíduos com TEA, melhorando sua qualidade de vida e aumentando sua independência e autonomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4729_TB3840_14102025141020.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CRISTINA PAIVA PAULINO" "autor_nome_curto" => "CAMILA PAIVA" "autor_email" => "camilap.paivasantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126543 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3840 "inscrito_id" => 4729 "titulo" => "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA: UM ENFOQUE EFICAZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação, interação social e comportamento de indivíduos. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma intervenção baseada em evidências reconhecida como eficaz para minimizar esses déficits. No entanto, há uma carência de estudos brasileiros que avaliem a eficácia da ABA em contextos locais. O presente trabalho busca atestar a brecha, avaliando o impacto da Análise do Comportamento Aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas de crianças brasileiras com TEA, contribuindo para avanços científicos e práticos no país. A partir de uma revisão bibliográfica qualitativa, foram analisados os referenciais teóricos de autores renomados, como Skinner, Cooper e Howard. Os resultados obtidos apontam que a ABA é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, permitindo a construção de capacidades sociais e comunicativas, a expressão de emoções e a socialização. Além disso, a ABA demonstrou ser eficaz em reduzir comportamentos problemáticos e aumentar a qualidade de vida de indivíduos com TEA. A falta de acesso à ABA pode ter consequências negativas para o desenvolvimento, levando a dificuldades na socialização, no progresso emocional e na construção de habilidades cognitivas. Do mesmo modo, pode contribuir para o aumento do estresse, da ansiedade e da agressividade. É essencial que profissionais de saúde, educadores e familiares valorizem a ABA como uma ferramenta primordial e a integrem em suas práticas. A aplicação da Análise do Comportamento Aplicada pode proporcionar benefícios significativos para o desenvolvimento de indivíduos com TEA, melhorando sua qualidade de vida e aumentando sua independência e autonomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4729_TB3840_14102025141020.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CRISTINA PAIVA PAULINO" "autor_nome_curto" => "CAMILA PAIVA" "autor_email" => "camilap.paivasantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }