PROMOVENDO A DIVERSIDADE NA CIÊNCIA DE DADOS: O IMPACTO DA COMUNIDADE R LADIES NA INCLUSÃO DE MULHERES NA ÁREA DE ANÁLISE DE DADOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126567 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3921 "inscrito_id" => 10016 "titulo" => "PROMOVENDO A DIVERSIDADE NA CIÊNCIA DE DADOS: O IMPACTO DA COMUNIDADE R LADIES NA INCLUSÃO DE MULHERES NA ÁREA DE ANÁLISE DE DADOS" "resumo" => "As mulheres são minoria nas ciências e representam apenas 28% dos pesquisadores em todo o mundo. A seção Decifrando o Código: Educação de Meninas e Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, preparada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), destaca isso. Eles também são os menos reconhecidos. Apenas 17 receberam o Prêmio Nobel de Física, Química ou Medicina desde Marie Curie, em 1903, em comparação com 572 homens. O estudo aponta que, apesar do aumento do acesso à educação para as mulheres, ainda existem muitas barreiras socioeconômicas e culturais que impedem os estudantes de concluir seus estudos e se beneficiarem de boa qualidade educacional. Tais barreiras incluem responsabilidades domésticas, casamento precoce e gravidez, normas culturais que priorizam a educação dos meninos, violência escolar relacionada ao gênero, entre outras. Dado o breve relatório contextualizado, entendemos que a criação de estratégias que busquem contribuir com ações que evidenciem o potencial de mulheres é de fundamental importância, principalmente se for realizada por meio de um projeto voltado inserido em uma rede robusta e consolidada em vários países. Por meio do projeto R Ladies, onde é possível trabalhar conceitos teóricos ligados aos diversos métodos de análise estatística ao passo que é possível desenvolver a integração entre a prática docente em meio às atividades que serão promovidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10016_TB3921_28102025153537.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA DE LIMA IDALINO" "autor_nome_curto" => "RITA LIMA" "autor_email" => "rita@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126567 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3921 "inscrito_id" => 10016 "titulo" => "PROMOVENDO A DIVERSIDADE NA CIÊNCIA DE DADOS: O IMPACTO DA COMUNIDADE R LADIES NA INCLUSÃO DE MULHERES NA ÁREA DE ANÁLISE DE DADOS" "resumo" => "As mulheres são minoria nas ciências e representam apenas 28% dos pesquisadores em todo o mundo. A seção Decifrando o Código: Educação de Meninas e Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, preparada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), destaca isso. Eles também são os menos reconhecidos. Apenas 17 receberam o Prêmio Nobel de Física, Química ou Medicina desde Marie Curie, em 1903, em comparação com 572 homens. O estudo aponta que, apesar do aumento do acesso à educação para as mulheres, ainda existem muitas barreiras socioeconômicas e culturais que impedem os estudantes de concluir seus estudos e se beneficiarem de boa qualidade educacional. Tais barreiras incluem responsabilidades domésticas, casamento precoce e gravidez, normas culturais que priorizam a educação dos meninos, violência escolar relacionada ao gênero, entre outras. Dado o breve relatório contextualizado, entendemos que a criação de estratégias que busquem contribuir com ações que evidenciem o potencial de mulheres é de fundamental importância, principalmente se for realizada por meio de um projeto voltado inserido em uma rede robusta e consolidada em vários países. Por meio do projeto R Ladies, onde é possível trabalhar conceitos teóricos ligados aos diversos métodos de análise estatística ao passo que é possível desenvolver a integração entre a prática docente em meio às atividades que serão promovidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10016_TB3921_28102025153537.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA DE LIMA IDALINO" "autor_nome_curto" => "RITA LIMA" "autor_email" => "rita@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }