EXPLORANDO A DINÂMICA POR MEIO DE VÍDEOANÁLISE COM SOFTWARE TRACKER NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127778 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6614 "inscrito_id" => 12816 "titulo" => "EXPLORANDO A DINÂMICA POR MEIO DE VÍDEOANÁLISE COM SOFTWARE TRACKER NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino da Dinâmica, com conceitos como força, massa e aceleração, frequentemente representa um desafio para estudantes do ensino médio, sobretudo pela dificuldade em visualizar fenômenos e estabelecer conexões com situações reais. Neste contexto, o software Tracker tem se mostrado uma ferramenta pedagógica eficaz, ao possibilitar a análise de movimentos reais por meio de vídeoanálise, com geração de gráficos de velocidade e aceleração (Cordeiro, 2019). Apoiado em estudos sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do ensino médio do IFSertãoPE, campus Petrolina, com o propósito de promover uma aprendizagem mais significativa e experimental dos princípios da Dinâmica (Moreira, 2018). Foram conduzidos três encontros com os alunos, dedicados à abordagem teórica, à familiarização com o software Tracker e à aplicação prática da vídeoanálise. Por meio dessa ferramenta, foram analisados fenômenos como queda livre, lançamento oblíquo e conservação de energia, possibilitando o protagonismo dos estudantes no processo investigativo científico, desde a formulação de hipóteses até a validação por meio de dados obtidos nos vídeos. Os trabalhos desenvolvidos foram apresentados na IV Feira de Ciências do IFSertãoPE, proporcionando um espaço de socialização e troca de conhecimentos entre os participantes. A facilidade de uso e o acesso gratuito ao software contribuíram para sua aplicação em diferentes contextos escolares, reforçando seu potencial como recurso didático para o ensino de conteúdos abstratos por meio de práticas investigativas contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12816_TB6614_28102025210151.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "JV SOUZA" "autor_email" => "joao.vitor9@aluno.ifsertao-pe.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127778 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6614 "inscrito_id" => 12816 "titulo" => "EXPLORANDO A DINÂMICA POR MEIO DE VÍDEOANÁLISE COM SOFTWARE TRACKER NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino da Dinâmica, com conceitos como força, massa e aceleração, frequentemente representa um desafio para estudantes do ensino médio, sobretudo pela dificuldade em visualizar fenômenos e estabelecer conexões com situações reais. Neste contexto, o software Tracker tem se mostrado uma ferramenta pedagógica eficaz, ao possibilitar a análise de movimentos reais por meio de vídeoanálise, com geração de gráficos de velocidade e aceleração (Cordeiro, 2019). Apoiado em estudos sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do ensino médio do IFSertãoPE, campus Petrolina, com o propósito de promover uma aprendizagem mais significativa e experimental dos princípios da Dinâmica (Moreira, 2018). Foram conduzidos três encontros com os alunos, dedicados à abordagem teórica, à familiarização com o software Tracker e à aplicação prática da vídeoanálise. Por meio dessa ferramenta, foram analisados fenômenos como queda livre, lançamento oblíquo e conservação de energia, possibilitando o protagonismo dos estudantes no processo investigativo científico, desde a formulação de hipóteses até a validação por meio de dados obtidos nos vídeos. Os trabalhos desenvolvidos foram apresentados na IV Feira de Ciências do IFSertãoPE, proporcionando um espaço de socialização e troca de conhecimentos entre os participantes. A facilidade de uso e o acesso gratuito ao software contribuíram para sua aplicação em diferentes contextos escolares, reforçando seu potencial como recurso didático para o ensino de conteúdos abstratos por meio de práticas investigativas contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12816_TB6614_28102025210151.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "JV SOUZA" "autor_email" => "joao.vitor9@aluno.ifsertao-pe.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }