Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO PÚBLICO: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo descreve as atividades desenvolvidas durante o Estágio de Política Educacional na Escola, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte. O objetivo principal foi observar a realidade de uma escola pública, identificando os desafios enfrentados pela gestão escolar e pelas práticas pedagógicas, especialmente no que se refere à Educação Física, conforme previsto no Plano de Atividades Pedagógicas (PAP) para o período de 2025. Para a execução desta proposta, foram considerados aspectos como as propostas pedagógicas, que visam a promoção de um ambiente educacional saudável e inclusivo. Essas propostas são sustentadas por princípios de educação integral, colaboração e respeito, além de valores como empatia, compromisso com a qualidade educativa e acessibilidade. Durante o estágio, foi possível constatar a falta de professores e cuidadores, além de recursos limitados para a realização das atividades pedagógicas. A pesquisa se fundamenta nas teorias de autores como Paulo Freire (1996), que discute a pedagogia do oprimido, e José Nóvoa (1992), que aborda a formação de professores. O trabalho permitiu observar a importância das atividades lúdicas e recreativas no desenvolvimento dos alunos, principalmente em um contexto de limitações estruturais. Os resultados evidenciam que, apesar dos desafios, a participação ativa dos professores, cuidadores e alunos nas atividades escolares fortaleceu o processo de ensino e aprendizagem, promovendo, assim, um ambiente mais integrado e cooperativo.

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