INVESTIGANDO O DECLÍNIO DA POPULAÇÃO DE POLINIZADORES NO JARDIM DA ESCOLA: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128045 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7334 "inscrito_id" => 15874 "titulo" => "INVESTIGANDO O DECLÍNIO DA POPULAÇÃO DE POLINIZADORES NO JARDIM DA ESCOLA: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES" "resumo" => "No ensino de botânica na educação básica, é comum que alguns conteúdos sejam vistos pelos estudantes como algo técnico, monótono e complicado, que nada tem a ver com suas vivências. As aulas exclusivamente expositivas e superficiais contribuem para a perpetuação deste sentimento. Por isso, é preciso estar ciente da importância da busca, por parte do professor, de metodologias mais dinâmicas para melhorar sua prática docente e incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Partindo deste ponto, criou-se uma sequência didática investigativa (SDI), com duração de quatro aulas, para trabalhar conteúdos relacionados à polinização na turma do 2º ano. Nesta SDI foi apresentado aos estudantes uma questão presente na rotina escolar mas que estava passando despercebido: O problema do declínio da população de polinizadores no jardim da escola. Os estudantes puderam refletir sobre as consequências deste fato, elaborar e testar hipóteses a respeito das possíveis causas deste problema e por fim planejaram e executaram uma intervenção buscando sanar esta questão. O desenvolvimento destas atividades nas dependências da escola, fomentou nos estudantes sentimentos de identificação e pertencimento, despertando o interesse e mantendo o engajamento dos estudantes durante a sequencia didática, contribuindo assim para construção de uma aprendizagem efetiva e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15874_TB7334_22102025080226.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE VENÂNCIO MILANÊZ" "autor_nome_curto" => "DENISE MILANEZ" "autor_email" => "denise.vmilanez@ufpe.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128045 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7334 "inscrito_id" => 15874 "titulo" => "INVESTIGANDO O DECLÍNIO DA POPULAÇÃO DE POLINIZADORES NO JARDIM DA ESCOLA: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES" "resumo" => "No ensino de botânica na educação básica, é comum que alguns conteúdos sejam vistos pelos estudantes como algo técnico, monótono e complicado, que nada tem a ver com suas vivências. As aulas exclusivamente expositivas e superficiais contribuem para a perpetuação deste sentimento. Por isso, é preciso estar ciente da importância da busca, por parte do professor, de metodologias mais dinâmicas para melhorar sua prática docente e incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Partindo deste ponto, criou-se uma sequência didática investigativa (SDI), com duração de quatro aulas, para trabalhar conteúdos relacionados à polinização na turma do 2º ano. Nesta SDI foi apresentado aos estudantes uma questão presente na rotina escolar mas que estava passando despercebido: O problema do declínio da população de polinizadores no jardim da escola. Os estudantes puderam refletir sobre as consequências deste fato, elaborar e testar hipóteses a respeito das possíveis causas deste problema e por fim planejaram e executaram uma intervenção buscando sanar esta questão. O desenvolvimento destas atividades nas dependências da escola, fomentou nos estudantes sentimentos de identificação e pertencimento, despertando o interesse e mantendo o engajamento dos estudantes durante a sequencia didática, contribuindo assim para construção de uma aprendizagem efetiva e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15874_TB7334_22102025080226.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE VENÂNCIO MILANÊZ" "autor_nome_curto" => "DENISE MILANEZ" "autor_email" => "denise.vmilanez@ufpe.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }