CAPACITAÇÃO DOCENTE E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126883 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4700 "inscrito_id" => 11049 "titulo" => "CAPACITAÇÃO DOCENTE E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de capacitação docente voltada para o desenvolvimento da competência geral de cultura digital, uma das dez competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2015). A formação teve como foco a utilização de Sequências Didáticas (SDs) mediadas por tecnologias digitais, buscando contribuir com a prática pedagógica docente diante das novas exigências educacionais do século XXI. O estudo, de natureza qualitativa e com objetivo exploratório, adotou o método experimental como estratégia para investigar os efeitos da formação. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários avaliativos preenchidos pelos professores participantes, permitindo a análise de percepções, dificuldades e avanços durante o processo formativo. Como referencial teórico-metodológico, a pesquisa apoia-se nas concepções de competência de Perrenoud (2000) e Zabala (1998), que destacam a importância do saber mobilizar conhecimentos, atitudes e valores em situações complexas. O conceito de cultura digital e suas implicações na prática docente são discutidos à luz de Moran (2015) e Tardif (2002), reforçando a necessidade de uma formação que vá além do uso instrumental das tecnologias. Os resultados evidenciam a importância de repensar e ressignificar as práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências não apenas nos estudantes, mas também nos docentes. Como produto da pesquisa, propõe-se a criação do Instituto Digital de Aprendizagem (iDia), que visa oferecer oportunidades de formação contínua com intencionalidade pedagógica, utilizando recursos tecnológicos ou não, alinhados às diretrizes da BNCC e às demandas contemporâneas da educação. O iDia pretende ser um espaço inovador de formação, reflexão e transformação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11049_TB4700_30102025090651.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA VIEIRA FERNANDES MUNIZ" "autor_nome_curto" => "VANIA" "autor_email" => "vaniavfm@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126883 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4700 "inscrito_id" => 11049 "titulo" => "CAPACITAÇÃO DOCENTE E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de capacitação docente voltada para o desenvolvimento da competência geral de cultura digital, uma das dez competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2015). A formação teve como foco a utilização de Sequências Didáticas (SDs) mediadas por tecnologias digitais, buscando contribuir com a prática pedagógica docente diante das novas exigências educacionais do século XXI. O estudo, de natureza qualitativa e com objetivo exploratório, adotou o método experimental como estratégia para investigar os efeitos da formação. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários avaliativos preenchidos pelos professores participantes, permitindo a análise de percepções, dificuldades e avanços durante o processo formativo. Como referencial teórico-metodológico, a pesquisa apoia-se nas concepções de competência de Perrenoud (2000) e Zabala (1998), que destacam a importância do saber mobilizar conhecimentos, atitudes e valores em situações complexas. O conceito de cultura digital e suas implicações na prática docente são discutidos à luz de Moran (2015) e Tardif (2002), reforçando a necessidade de uma formação que vá além do uso instrumental das tecnologias. Os resultados evidenciam a importância de repensar e ressignificar as práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências não apenas nos estudantes, mas também nos docentes. Como produto da pesquisa, propõe-se a criação do Instituto Digital de Aprendizagem (iDia), que visa oferecer oportunidades de formação contínua com intencionalidade pedagógica, utilizando recursos tecnológicos ou não, alinhados às diretrizes da BNCC e às demandas contemporâneas da educação. O iDia pretende ser um espaço inovador de formação, reflexão e transformação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11049_TB4700_30102025090651.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA VIEIRA FERNANDES MUNIZ" "autor_nome_curto" => "VANIA" "autor_email" => "vaniavfm@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }