Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ÁGUA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126906
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4741
    "inscrito_id" => 12108
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ÁGUA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO"
    "resumo" => "No processo de formação do aluno cidadão, uma das preocupações emergentes, é como educá-los para conscientização e sensibilização relacionado ao Meio Ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental assume um papel primordial, pois possibilita discussões críticas a partir de questões ligadas a economia, sociocultural e política . Ou seja, há uma abordagem das questões ambientais considerando aspectos macro e micro a nível global. A pesquisa teve como objetivo investigar representações sociais da água relacionada ao processo de formação do aluno cidadão. Assim, a metodologia partiu de uma excursão didática envolvendo uma oficina que abordou mudanças climáticas e recursos hídricos, tendo ênfase nas enchentes ocorridas, em 2010, pelo rio Una, na cidade de Palmares, localizada na Mata Sul do estado de Pernambuco. A atividade ocorreu em uma escola pública de Ensino Fundamental, tendo como público-alvo alunos do 6° ano. Inicialmente, utilizou-se vídeos didáticos que abordaram a relação de dependência entre o ciclo da água e as alterações climáticas. Focando na importância da água como um recurso essencial para a vida humana. Corroborando, a partir da socialização da temática investigada, os estudantes realizaram representações sociais da água através de desenhos. Ou seja, foi uma forma de compreender as suas conceções sobre o uso racional, poluição e importância da água para os seres vivos como um todo. Observou-se, que os alunos apresentaram uma visão de cuidado relacionado a: preservação; sobrevivência dos ecossistemas; valorização da água; importância para a agricultura; indústrias; geração de energia; preservação da saúde dos seres vivos como um todo. Ou seja, está ação teve o papel de contribuir no processo de formação do sujeito ecológico a partir da temática água. Desta forma, a atividade se apresenta como uma ação positiva envolvendo a comunidade escolar, principalmente os seus alunos, considerando a necessidade de uma relação harmônica entre Homem e Natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12108_TB4741_22102025132057.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEMIR CICERO RAMOS MELO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ADEMIR"
    "autor_email" => "ademircicero17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126906
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4741
    "inscrito_id" => 12108
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ÁGUA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO"
    "resumo" => "No processo de formação do aluno cidadão, uma das preocupações emergentes, é como educá-los para conscientização e sensibilização relacionado ao Meio Ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental assume um papel primordial, pois possibilita discussões críticas a partir de questões ligadas a economia, sociocultural e política . Ou seja, há uma abordagem das questões ambientais considerando aspectos macro e micro a nível global. A pesquisa teve como objetivo investigar representações sociais da água relacionada ao processo de formação do aluno cidadão. Assim, a metodologia partiu de uma excursão didática envolvendo uma oficina que abordou mudanças climáticas e recursos hídricos, tendo ênfase nas enchentes ocorridas, em 2010, pelo rio Una, na cidade de Palmares, localizada na Mata Sul do estado de Pernambuco. A atividade ocorreu em uma escola pública de Ensino Fundamental, tendo como público-alvo alunos do 6° ano. Inicialmente, utilizou-se vídeos didáticos que abordaram a relação de dependência entre o ciclo da água e as alterações climáticas. Focando na importância da água como um recurso essencial para a vida humana. Corroborando, a partir da socialização da temática investigada, os estudantes realizaram representações sociais da água através de desenhos. Ou seja, foi uma forma de compreender as suas conceções sobre o uso racional, poluição e importância da água para os seres vivos como um todo. Observou-se, que os alunos apresentaram uma visão de cuidado relacionado a: preservação; sobrevivência dos ecossistemas; valorização da água; importância para a agricultura; indústrias; geração de energia; preservação da saúde dos seres vivos como um todo. Ou seja, está ação teve o papel de contribuir no processo de formação do sujeito ecológico a partir da temática água. Desta forma, a atividade se apresenta como uma ação positiva envolvendo a comunidade escolar, principalmente os seus alunos, considerando a necessidade de uma relação harmônica entre Homem e Natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12108_TB4741_22102025132057.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEMIR CICERO RAMOS MELO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ADEMIR"
    "autor_email" => "ademircicero17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No processo de formação do aluno cidadão, uma das preocupações emergentes, é como educá-los para conscientização e sensibilização relacionado ao Meio Ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental assume um papel primordial, pois possibilita discussões críticas a partir de questões ligadas a economia, sociocultural e política . Ou seja, há uma abordagem das questões ambientais considerando aspectos macro e micro a nível global. A pesquisa teve como objetivo investigar representações sociais da água relacionada ao processo de formação do aluno cidadão. Assim, a metodologia partiu de uma excursão didática envolvendo uma oficina que abordou mudanças climáticas e recursos hídricos, tendo ênfase nas enchentes ocorridas, em 2010, pelo rio Una, na cidade de Palmares, localizada na Mata Sul do estado de Pernambuco. A atividade ocorreu em uma escola pública de Ensino Fundamental, tendo como público-alvo alunos do 6° ano. Inicialmente, utilizou-se vídeos didáticos que abordaram a relação de dependência entre o ciclo da água e as alterações climáticas. Focando na importância da água como um recurso essencial para a vida humana. Corroborando, a partir da socialização da temática investigada, os estudantes realizaram representações sociais da água através de desenhos. Ou seja, foi uma forma de compreender as suas conceções sobre o uso racional, poluição e importância da água para os seres vivos como um todo. Observou-se, que os alunos apresentaram uma visão de cuidado relacionado a: preservação; sobrevivência dos ecossistemas; valorização da água; importância para a agricultura; indústrias; geração de energia; preservação da saúde dos seres vivos como um todo. Ou seja, está ação teve o papel de contribuir no processo de formação do sujeito ecológico a partir da temática água. Desta forma, a atividade se apresenta como uma ação positiva envolvendo a comunidade escolar, principalmente os seus alunos, considerando a necessidade de uma relação harmônica entre Homem e Natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.