DA TEORIA À PRÁTICA COM COR E CORAGEM: PIBID E A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126987 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4908 "inscrito_id" => 13497 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA COM COR E CORAGEM: PIBID E A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência formativa desenvolvida por uma professora supervisora e oito licenciandos do subprojeto PIBID/Letras–Português, vinculada ao ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental. A proposta buscou promover o letramento racial crítico em articulação com a efetivação da Lei 10.639/03, por meio da criação de oficinas e intervenções pedagógicas que reconhecessem a linguagem como ferramenta de transformação e valorização das identidades negras. Com base nos conceitos de inédito viável (FREIRE, 2001), representações sociais e culturais (HALL, 2006), linguagem como prática social (CHOULIARAKI E FAIRCLOUGH, 1999) e educação antirracista (RIBEIRO, 2019; CARINE, 2023), o trabalho evidenciou como a atuação colaborativa entre docente e licenciandos no espaço escolar pode contribuir significativamente para a formação crítica e engajada dos futuros professores, ao mesmo tempo em que ressignifica o ensino de Língua Portuguesa em contextos de vulnerabilidade. A vivência possibilitou que os pibidianos compreendessem os desafios e potencialidades da prática pedagógica comprometida com a justiça racial, promovendo uma formação docente que não se limita ao cumprimento curricular, mas que assume a escola como território de resistência, denúncia e reconstrução. Assim, a experiência fortaleceu o compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13497_TB4908_27102025104046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLICÍNIA RAQUEL FEITOZA BRAZ" "autor_nome_curto" => "Raquel Braz" "autor_email" => "raquelgfeitoza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126987 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4908 "inscrito_id" => 13497 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA COM COR E CORAGEM: PIBID E A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência formativa desenvolvida por uma professora supervisora e oito licenciandos do subprojeto PIBID/Letras–Português, vinculada ao ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental. A proposta buscou promover o letramento racial crítico em articulação com a efetivação da Lei 10.639/03, por meio da criação de oficinas e intervenções pedagógicas que reconhecessem a linguagem como ferramenta de transformação e valorização das identidades negras. Com base nos conceitos de inédito viável (FREIRE, 2001), representações sociais e culturais (HALL, 2006), linguagem como prática social (CHOULIARAKI E FAIRCLOUGH, 1999) e educação antirracista (RIBEIRO, 2019; CARINE, 2023), o trabalho evidenciou como a atuação colaborativa entre docente e licenciandos no espaço escolar pode contribuir significativamente para a formação crítica e engajada dos futuros professores, ao mesmo tempo em que ressignifica o ensino de Língua Portuguesa em contextos de vulnerabilidade. A vivência possibilitou que os pibidianos compreendessem os desafios e potencialidades da prática pedagógica comprometida com a justiça racial, promovendo uma formação docente que não se limita ao cumprimento curricular, mas que assume a escola como território de resistência, denúncia e reconstrução. Assim, a experiência fortaleceu o compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13497_TB4908_27102025104046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLICÍNIA RAQUEL FEITOZA BRAZ" "autor_nome_curto" => "Raquel Braz" "autor_email" => "raquelgfeitoza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }