KHAN ACADEMY: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127054 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5054 "inscrito_id" => 6280 "titulo" => "KHAN ACADEMY: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada em um minicurso com a plataforma digital Khan Academy, que buscou apresentar a mesma aos cursistas, a fim de viabilizar sua usabilidade, por meio da compreensão de suas funcionalidades, bem como, para a construção de estratégias didáticas híbridas. Pois, para Bacich, Neto e Trevisan (2015) ao integrar as tecnologias digitais na educação deve-se fazê-lo de modo criativo e crítico, buscando desenvolver a autonomia e a reflexão dos envolvidos. Além disto, a plataforma, criada em 2008, contém materiais como vídeos curtos, atividades, problemas passo a passo e informações instantâneas de progresso de habilidades (KHAN ACADEMY, 2024), o que a constitui como uma importante ferramenta para o ensino não só da Matemática, mas como de outras disciplinas. O minicurso foi realizado em uma Universidade pública do interior de Alagoas para estudantes participantes de um evento realizado no agreste alagoano, sendo realizado em dois momentos, onde a princípio os participantes puderam conhecer e utilizar a plataforma enquanto estudantes e, em um segundo momento, como professores. Os mesmos demonstraram ao interagir com a plataforma aspectos como autonomia, criatividade e criticidade acerca das possibilidades de uso da ferramenta, mediante as diferentes perspectivas, como estudantes e como professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6280_TB5054_10112025235842.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO" "autor_nome_curto" => "AGDA HONORATO" "autor_email" => "agda-isabele@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127054 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5054 "inscrito_id" => 6280 "titulo" => "KHAN ACADEMY: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada em um minicurso com a plataforma digital Khan Academy, que buscou apresentar a mesma aos cursistas, a fim de viabilizar sua usabilidade, por meio da compreensão de suas funcionalidades, bem como, para a construção de estratégias didáticas híbridas. Pois, para Bacich, Neto e Trevisan (2015) ao integrar as tecnologias digitais na educação deve-se fazê-lo de modo criativo e crítico, buscando desenvolver a autonomia e a reflexão dos envolvidos. Além disto, a plataforma, criada em 2008, contém materiais como vídeos curtos, atividades, problemas passo a passo e informações instantâneas de progresso de habilidades (KHAN ACADEMY, 2024), o que a constitui como uma importante ferramenta para o ensino não só da Matemática, mas como de outras disciplinas. O minicurso foi realizado em uma Universidade pública do interior de Alagoas para estudantes participantes de um evento realizado no agreste alagoano, sendo realizado em dois momentos, onde a princípio os participantes puderam conhecer e utilizar a plataforma enquanto estudantes e, em um segundo momento, como professores. Os mesmos demonstraram ao interagir com a plataforma aspectos como autonomia, criatividade e criticidade acerca das possibilidades de uso da ferramenta, mediante as diferentes perspectivas, como estudantes e como professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6280_TB5054_10112025235842.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO" "autor_nome_curto" => "AGDA HONORATO" "autor_email" => "agda-isabele@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }