CONFRONTANDO ABORDAGENS: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM PERSPECTIVA COMPARADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127070 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5090 "inscrito_id" => 13785 "titulo" => "CONFRONTANDO ABORDAGENS: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM PERSPECTIVA COMPARADA" "resumo" => "Utilizar estratégias de ensino que investem no protagonismo dos alunos em seus processos de aprendizagem, possibilita o desenvolvimento de habilidades como colaboração, trabalho em equipe, responsabilidade, e independência. O presente estudo investiga as estratégias educacionais, Educação para Equidade (Complex Instruction, CI) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning, PBL), tendo em vista que pode contribuir com reflexões no âmbito educacional e no ensino aprendizagem. Foi desenvolvido com o objetivo de investigar e comparar essas abordagens pedagógicas, bem como elencar sua contextualização, princípios e finalidades educacionais. Para análise recorre- se a autores como Oliveira (2006), Lotan e Cohen (2017), e Buss e Mackedanz (2017). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, para análise comparativa e dialética, por meio de paralelos entre semelhanças e diferenças. Diante disso, verificou-se que ambas as metodologias estão centradas no aluno e em seu aprendizado, além de oportunizar o engajamento em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades educacionais, entretanto, tais metodologias apresentam pontos centrais distintos. Bem como, revelando a necessidade de reflexão dos métodos tradicionais no ensino e como as metodologias ativas analisadas são estratégias que podem ser vivenciadas e estudadas diante da necessidade de aulas didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13785_TB5090_29102025135328.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENNAYRA GABRIELLY SILVA BURITI" "autor_nome_curto" => "ENNAYRA" "autor_email" => "ennayra.gabrielly@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127070 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5090 "inscrito_id" => 13785 "titulo" => "CONFRONTANDO ABORDAGENS: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM PERSPECTIVA COMPARADA" "resumo" => "Utilizar estratégias de ensino que investem no protagonismo dos alunos em seus processos de aprendizagem, possibilita o desenvolvimento de habilidades como colaboração, trabalho em equipe, responsabilidade, e independência. O presente estudo investiga as estratégias educacionais, Educação para Equidade (Complex Instruction, CI) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning, PBL), tendo em vista que pode contribuir com reflexões no âmbito educacional e no ensino aprendizagem. Foi desenvolvido com o objetivo de investigar e comparar essas abordagens pedagógicas, bem como elencar sua contextualização, princípios e finalidades educacionais. Para análise recorre- se a autores como Oliveira (2006), Lotan e Cohen (2017), e Buss e Mackedanz (2017). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, para análise comparativa e dialética, por meio de paralelos entre semelhanças e diferenças. Diante disso, verificou-se que ambas as metodologias estão centradas no aluno e em seu aprendizado, além de oportunizar o engajamento em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades educacionais, entretanto, tais metodologias apresentam pontos centrais distintos. Bem como, revelando a necessidade de reflexão dos métodos tradicionais no ensino e como as metodologias ativas analisadas são estratégias que podem ser vivenciadas e estudadas diante da necessidade de aulas didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13785_TB5090_29102025135328.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENNAYRA GABRIELLY SILVA BURITI" "autor_nome_curto" => "ENNAYRA" "autor_email" => "ennayra.gabrielly@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }