Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFRONTANDO ABORDAGENS: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM PERSPECTIVA COMPARADA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Utilizar estratégias de ensino que investem no protagonismo dos alunos em seus processos de aprendizagem, possibilita o desenvolvimento de habilidades como colaboração, trabalho em equipe, responsabilidade, e independência. O presente estudo investiga as estratégias educacionais, Educação para Equidade (Complex Instruction, CI) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning, PBL), tendo em vista que pode contribuir com reflexões no âmbito educacional e no ensino aprendizagem. Foi desenvolvido com o objetivo de investigar e comparar essas abordagens pedagógicas, bem como elencar sua contextualização, princípios e finalidades educacionais. Para análise recorre- se a autores como Oliveira (2006), Lotan e Cohen (2017), e Buss e Mackedanz (2017). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, para análise comparativa e dialética, por meio de paralelos entre semelhanças e diferenças. Diante disso, verificou-se que ambas as metodologias estão centradas no aluno e em seu aprendizado, além de oportunizar o engajamento em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades educacionais, entretanto, tais metodologias apresentam pontos centrais distintos. Bem como, revelando a necessidade de reflexão dos métodos tradicionais no ensino e como as metodologias ativas analisadas são estratégias que podem ser vivenciadas e estudadas diante da necessidade de aulas didáticas.

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