Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLEMENTINA DE JESUS E A POÉTICA DO MAR: LINGUAGEM, IDENTIDADE E CULTURA NA SALA DE AULA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente proposta relata uma prática pedagógica desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa (RJ), a partir da canção “Marinheiro Só”, interpretada por Clementina de Jesus. A atividade teve como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira por meio da linguagem oral, leitura, escuta sensível e produção artística, alinhando-se aos princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais e ao trabalho com letramento, conforme aponta Magda Soares (2016). A escuta da canção possibilitou múltiplas leituras e reflexões sobre sentimentos, pertencimento, trajetória e ancestralidade, além de inspirar discussões sobre identidade, deslocamento e resistência. A culminância da proposta incluiu a criação de barcos de papel e móbiles, articulando linguagem verbal e visual, permitindo que os estudantes expressassem suas interpretações subjetivas da obra. O trabalho dialoga com os fundamentos da GERER e com a LDB nº 9.394/96 (Art. 26-A), fortalecendo práticas de letramento que integram cultura, sensibilidade e diversidade. Destaca-se o potencial da música como texto multimodal e ferramenta potente na alfabetização crítica, capaz de ampliar o repertório cultural e o pensamento reflexivo das crianças

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