CLEMENTINA DE JESUS E A POÉTICA DO MAR: LINGUAGEM, IDENTIDADE E CULTURA NA SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127164 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5299 "inscrito_id" => 13580 "titulo" => "CLEMENTINA DE JESUS E A POÉTICA DO MAR: LINGUAGEM, IDENTIDADE E CULTURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "A presente proposta relata uma prática pedagógica desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa (RJ), a partir da canção “Marinheiro Só”, interpretada por Clementina de Jesus. A atividade teve como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira por meio da linguagem oral, leitura, escuta sensível e produção artística, alinhando-se aos princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais e ao trabalho com letramento, conforme aponta Magda Soares (2016). A escuta da canção possibilitou múltiplas leituras e reflexões sobre sentimentos, pertencimento, trajetória e ancestralidade, além de inspirar discussões sobre identidade, deslocamento e resistência. A culminância da proposta incluiu a criação de barcos de papel e móbiles, articulando linguagem verbal e visual, permitindo que os estudantes expressassem suas interpretações subjetivas da obra. O trabalho dialoga com os fundamentos da GERER e com a LDB nº 9.394/96 (Art. 26-A), fortalecendo práticas de letramento que integram cultura, sensibilidade e diversidade. Destaca-se o potencial da música como texto multimodal e ferramenta potente na alfabetização crítica, capaz de ampliar o repertório cultural e o pensamento reflexivo das crianças" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13580_TB5299_14102025072246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JASPE MARQUES DE MATTOS" "autor_nome_curto" => "JASPE" "autor_email" => "jaspemattos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127164 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5299 "inscrito_id" => 13580 "titulo" => "CLEMENTINA DE JESUS E A POÉTICA DO MAR: LINGUAGEM, IDENTIDADE E CULTURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "A presente proposta relata uma prática pedagógica desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa (RJ), a partir da canção “Marinheiro Só”, interpretada por Clementina de Jesus. A atividade teve como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira por meio da linguagem oral, leitura, escuta sensível e produção artística, alinhando-se aos princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais e ao trabalho com letramento, conforme aponta Magda Soares (2016). A escuta da canção possibilitou múltiplas leituras e reflexões sobre sentimentos, pertencimento, trajetória e ancestralidade, além de inspirar discussões sobre identidade, deslocamento e resistência. A culminância da proposta incluiu a criação de barcos de papel e móbiles, articulando linguagem verbal e visual, permitindo que os estudantes expressassem suas interpretações subjetivas da obra. O trabalho dialoga com os fundamentos da GERER e com a LDB nº 9.394/96 (Art. 26-A), fortalecendo práticas de letramento que integram cultura, sensibilidade e diversidade. Destaca-se o potencial da música como texto multimodal e ferramenta potente na alfabetização crítica, capaz de ampliar o repertório cultural e o pensamento reflexivo das crianças" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13580_TB5299_14102025072246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JASPE MARQUES DE MATTOS" "autor_nome_curto" => "JASPE" "autor_email" => "jaspemattos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }