Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO “ESCALAS DO SABER”: ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO DE GANHO DE HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto "Escalas do Saber", desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, na cidade de Rio Tinto, Paraíba, apresenta estratégias de monitoramento da recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa na 3ª série do Ensino Médio. Com a necessidade de recuperar defasagens educacionais ainda remanescentes da pandemia, este projeto investigou práticas pedagógicas voltadas para o acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes. O principal objetivo da iniciativa é desenvolver e aplicar estratégias de monitoramento que permitam avaliar e intervir na recomposição das aprendizagens, garantindo que os alunos alcancem os níveis esperados de competência leitora e escrita. O projeto envolveu a implementação de instrumentos diagnósticos, atividades de reforço e metodologias ativas, como sequências didáticas e o uso de plataformas digitais para acompanhamento individualizado. Tais ações foram embasadas nas concepções de texto de Guimarães (2004); Kleiman (2004) e BNCC (2018). Foram aplicadas avaliações formativas periódicas para mapear avanços e dificuldades, possibilitando ajustes pedagógicos em tempo real. Além disso, estratégias como ensino híbrido e tutorias foram utilizadas para potencializar o aprendizado. As ações realizadas indicaram progressos significativos na recuperação das habilidades essenciais, especialmente na interpretação de textos e na produção escrita. Os estudantes demonstraram maior autonomia e engajamento nas atividades, refletindo em um desempenho mais consistente nas avaliações internas e externas realizadas pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. A utilização de múltiplas estratégias de monitoramento e intervenção permitiu uma recomposição mais eficaz das aprendizagens de Língua Portuguesa. Esse projeto destaca-se por evidenciar importância de um acompanhamento pedagógico contínuo, com avaliações formativas e diversificação de metodologias como ferramentas fundamentais para a superação das lacunas de aprendizagem e por mostrar que o uso de estratégias inovadoras e adaptáveis contribui diretamente para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa, promovendo um aprendizado mais significativo e equitativo para os estudantes do Ensino Médio.

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