MERGULHANDO NA LEITURA: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE GAMIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127206 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5390 "inscrito_id" => 12667 "titulo" => "MERGULHANDO NA LEITURA: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE GAMIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "O projeto “Mergulhando na Leitura” foi desenvolvido com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede SESI, com o objetivo de incentivar a leitura por meio da ludicidade e da participação ativa de toda a comunidade escolar e familiar. Inspirado em uma estética visual do fundo do mar, o projeto promoveu uma ambientação temática e criativa que transformou os espaços escolares em cenários envolventes para a leitura, articulando diferentes áreas do conhecimento com ênfase na literatura, artes visuais e teatro. A proposta foi ancorada nos estudos de Cosson (2014), sobre o letramento literário, e nos princípios da gamificação como estratégia motivacional e de engajamento, conforme os estudos de Huizinga (2004) e Zichermann e Cunningham (2011). A metodologia adotada foi baseada em experiências formativas e interativas, que incluíram desafios literários gamificados por meio de um mapa de conquistas. A cada atividade cumprida, como leitura de livros, participação da família e compartilhamento das leituras, as crianças recebiam selos simbólicos, como “estrela-do-mar literária”, “família exploradora de livros” e outros. Os encontros iniciais envolveram a entrega de materiais (diários, carteiras e marcadores de páginas), participação da família, momentos de contação e criação de histórias. Os resultados parciais apontam um aumento significativo no engajamento das crianças, maior frequência de empréstimos na biblioteca, fortalecimento dos vínculos familiares e o despertar do prazer pela leitura. O projeto evidencia que a integração entre educação, aliada à ludicidade e à participação da família, é fundamental para ressignificar os processos de ensino e aprendizagem, especialmente em contextos que extrapolam os limites da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12667_TB5390_30102025232138.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARINHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALYA SILVA" "autor_email" => "nathalyamarinhos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127206 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5390 "inscrito_id" => 12667 "titulo" => "MERGULHANDO NA LEITURA: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE GAMIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "O projeto “Mergulhando na Leitura” foi desenvolvido com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede SESI, com o objetivo de incentivar a leitura por meio da ludicidade e da participação ativa de toda a comunidade escolar e familiar. Inspirado em uma estética visual do fundo do mar, o projeto promoveu uma ambientação temática e criativa que transformou os espaços escolares em cenários envolventes para a leitura, articulando diferentes áreas do conhecimento com ênfase na literatura, artes visuais e teatro. A proposta foi ancorada nos estudos de Cosson (2014), sobre o letramento literário, e nos princípios da gamificação como estratégia motivacional e de engajamento, conforme os estudos de Huizinga (2004) e Zichermann e Cunningham (2011). A metodologia adotada foi baseada em experiências formativas e interativas, que incluíram desafios literários gamificados por meio de um mapa de conquistas. A cada atividade cumprida, como leitura de livros, participação da família e compartilhamento das leituras, as crianças recebiam selos simbólicos, como “estrela-do-mar literária”, “família exploradora de livros” e outros. Os encontros iniciais envolveram a entrega de materiais (diários, carteiras e marcadores de páginas), participação da família, momentos de contação e criação de histórias. Os resultados parciais apontam um aumento significativo no engajamento das crianças, maior frequência de empréstimos na biblioteca, fortalecimento dos vínculos familiares e o despertar do prazer pela leitura. O projeto evidencia que a integração entre educação, aliada à ludicidade e à participação da família, é fundamental para ressignificar os processos de ensino e aprendizagem, especialmente em contextos que extrapolam os limites da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12667_TB5390_30102025232138.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARINHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALYA SILVA" "autor_email" => "nathalyamarinhos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }