Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ADOLESCENTES SOBRE DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O número de matrículas de estudantes com deficiência tem sido uma crescente em todo o Brasil, conforme dados oficiais. No entanto, apesar dos avanços , são recorrentes os episódios de comportamentos discriminatórios em relação a esses alunos. Diante dessa impactante realidade, torna-se urgente olhar, de fato, para o contexto de inclusão, buscando alternativas que fomentem a reflexão de combate à discriminação. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo descrever o que estudantes adolescentes pensam sobre as deficiências e como elas são tratadas na sociedade. Dito isso, a metodologia envolveu pesquisa de opinião com estudantes de uma escola pública de uma cidade alagoana, realizada no mês de março de 2025. Além disso, realizou-se consulta em documentos oficiais, artigos e livros sobre deficiência e inclusão. Os resultados indicaram uma diversidade de percepções, influenciadas pelo contexto sociocultural da região. Os estudantes também destacaram a necessidade de projetos para maior conscientização e educação sobre a inclusão, criando ambientes acolhedores, respeitosos e acessíveis; demonstrando consciência sobre a necessidade de participação dos/as colegas com deficiência nas interações sociais. Foram mencionadas redes de apoio tanto para professores como para os alunos, de maneira que promova a consciência coletiva e conecte as realidades locais aos desafios globais, no que concerne à inclusão e à acessibilidade de pessoas com deficiência no ambiente escolar. Conclui-se que promover espaços de reflexões com os estudantes contribui para subsidiar ações educativas mais inclusivas, transformando as realidades educacionais e contribuindo para a construção de ambientes mais acolhedores, inclusivos e equitativos.

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