RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO PIBID NA I JORNADA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127458 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5925 "inscrito_id" => 11763 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO PIBID NA I JORNADA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este estudo descreve a vivência dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) na I Jornada de Integração Pedagógica realizada no campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Angicos/RN. Temos como objetivo principal discorrer sobre a experiência de participar da I Jornada de integração pedagógica que se destacou por sua programação rica e diversificada – envolvendo palestras, mesas-redondas, visita ao Museu Paulo Freire e a exposição de propostas de trabalho por meio de banners. Paralelamente, propõe-se uma reflexão sobre a importância da socialização do projeto “Mãos em Ação: Comunicação e Sustentabilidade”. A atividade permitiu não apenas divulgar a proposta interdisciplinar entre as áreas de Libras, Português e Física, mas também observar as reações e percepções do público visitante. Para alcançar os objetivos delineados, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória e qualitativa. De acordo com Gil (2002), esse tipo de pesquisa busca ampliar a familiaridade com o objeto de investigação, tornando-o mais claro e, contribuindo para a formulação de hipóteses. A investigação foi também sustentada pelas reflexões de Nóvoa (2022), que defende a necessidade de integrar teoria e prática na formação docente, valorizando a experiência profissional como componente essencial para o desenvolvimento contínuo do professor. Complementarmente, recorreu-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), a qual destaca a importância de que os futuros docentes vivenciem experiências formativas significativas, capazes de fortalecer a sua prática pedagógica e prepará-los para os desafios da profissão. Após a realização da pesquisa, reconhecemos a importância de participar de ações formativas que promovem a integração entre diferentes projetos, favorecendo não apenas a colaboração entre iniciativas, mas também o enriquecimento do processo de aprendizagem por meio do intercâmbio de experiências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11763_TB5925_29102025230648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY MONTEIRO PAIVA" "autor_nome_curto" => "WESLEY" "autor_email" => "monteirowesley764@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127458 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5925 "inscrito_id" => 11763 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO PIBID NA I JORNADA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este estudo descreve a vivência dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) na I Jornada de Integração Pedagógica realizada no campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Angicos/RN. Temos como objetivo principal discorrer sobre a experiência de participar da I Jornada de integração pedagógica que se destacou por sua programação rica e diversificada – envolvendo palestras, mesas-redondas, visita ao Museu Paulo Freire e a exposição de propostas de trabalho por meio de banners. Paralelamente, propõe-se uma reflexão sobre a importância da socialização do projeto “Mãos em Ação: Comunicação e Sustentabilidade”. A atividade permitiu não apenas divulgar a proposta interdisciplinar entre as áreas de Libras, Português e Física, mas também observar as reações e percepções do público visitante. Para alcançar os objetivos delineados, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória e qualitativa. De acordo com Gil (2002), esse tipo de pesquisa busca ampliar a familiaridade com o objeto de investigação, tornando-o mais claro e, contribuindo para a formulação de hipóteses. A investigação foi também sustentada pelas reflexões de Nóvoa (2022), que defende a necessidade de integrar teoria e prática na formação docente, valorizando a experiência profissional como componente essencial para o desenvolvimento contínuo do professor. Complementarmente, recorreu-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), a qual destaca a importância de que os futuros docentes vivenciem experiências formativas significativas, capazes de fortalecer a sua prática pedagógica e prepará-los para os desafios da profissão. Após a realização da pesquisa, reconhecemos a importância de participar de ações formativas que promovem a integração entre diferentes projetos, favorecendo não apenas a colaboração entre iniciativas, mas também o enriquecimento do processo de aprendizagem por meio do intercâmbio de experiências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11763_TB5925_29102025230648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY MONTEIRO PAIVA" "autor_nome_curto" => "WESLEY" "autor_email" => "monteirowesley764@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }