Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO BABY OVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE REPRODUÇÃO HUMANA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A reprodução humana é um processo biológico que envolve escolhas conscientes e responsabilidades que impactam profundamente a vida das pessoas. Nesse contexto, o Ensino de Ciências embasado na discussão teórica e prática sobre o planejamento familiar surge como uma estratégia educativa para garantir que essas decisões sejam tomadas de forma segura e responsável. Neste trabalho, foi desenvolvido o "Projeto Baby Ovo" com 30 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental-Anos Finais de uma escola localizada na cidade de Penedo, Alagoas, durante as aulas de Ciências, como parte do estudo sobre Reprodução Humana. O projeto teve como objetivo provocar a reflexão crítica dos adolescentes sobre os desafios da parentalidade e a importância do planejamento familiar desde a adolescência. A metodologia adotada consistiu em trabalhar um projeto coletivo, que iniciou com aulas expositivas dialogadas sobre o conteúdo científico e em seguida, uma abordagem prática na qual cada estudante recebeu um ovo cozido com casca, representando um “bebê”, que deveria ser cuidado ao longo de uma semana, com registros diários em um relatório pessoal. A atividade foi finalizada com a partilha dos estudantes por meio de uma roda de conversa e entrega do relatório com os registros de todo o processo. Os relatos dos estudantes demonstraram sentimentos de cansaço, preocupação e dificuldade em conciliar os cuidados com outras atividades do cotidiano. Muitos alunos expressaram surpresa com o grau de responsabilidade exigido e reconheceram a importância do planejamento familiar antes de assumir a maternidade ou paternidade. A experiência simbólica mostrou-se eficaz para despertar consciência sobre o tema, promovendo uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a ação foi uma estratégia pedagógica significativa, ao aproximar o conteúdo curricular da realidade dos alunos, incentivando a responsabilidade, a empatia e o protagonismo juvenil nas escolhas relacionadas à vida e à sexualidade.

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