Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ROBÓTICA: A EXPERIÊNCIA DA ELETIVA 'SYNTHEX: A ERA DOS ROBÔS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127721
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6503
    "inscrito_id" => 14572
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ROBÓTICA: A EXPERIÊNCIA DA ELETIVA 'SYNTHEX: A ERA DOS ROBÔS"
    "resumo" => "Este artigo descreve o trabalho desenvolvido na eletiva "Synthex: A Era dos Robôs" do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, que adotou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como abordagem pedagógica para fomentar o aprendizado ativo de robótica. A ABP, conforme destacado por autores como Zabala (2002) e Franks e Franco (2020), é uma metodologia que visa à aplicação prática de conhecimentos por meio da resolução de problemas reais, permitindo que os alunos se envolvam de forma ativa e colaborativa na construção de seu saber. Durante os encontros, os estudantes foram organizados em grupos para desenvolver projetos de robótica, nos quais aplicaram conceitos de física e matemática com o auxílio de plataformas de programação. Esse processo envolveu não apenas a construção e programação de robôs, mas também a constante análise e resolução de desafios práticos. A metodologia adotada, caracterizada pela disponibilização prévia dos conteúdos teóricos para estudo autônomo dos alunos, propiciou que as atividades práticas e as discussões nos encontros se tornassem o centro do processo de aprendizagem. Além disso, a parceria com o Centro de Ensino José Neiva possibilitou uma enriquecedora troca de experiências entre as escolas, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa que ampliou as perspectivas dos alunos. A interação entre diferentes instituições educacionais é considerada uma estratégia poderosa para o enriquecimento do processo pedagógico, conforme apontam autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. A integração da robótica com as disciplinas de física e matemática não apenas consolidou o conhecimento dos estudantes nessas áreas, mas também contribuiu para uma formação mais completa e interdisciplinar, preparando-os para os desafios acadêmicos futuros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14572_TB6503_30102025183235.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS SERGIO PEREIRA DE ALMEIDA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS SERGIO"
    "autor_email" => "carlossergiopereiradealmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127721
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6503
    "inscrito_id" => 14572
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ROBÓTICA: A EXPERIÊNCIA DA ELETIVA 'SYNTHEX: A ERA DOS ROBÔS"
    "resumo" => "Este artigo descreve o trabalho desenvolvido na eletiva "Synthex: A Era dos Robôs" do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, que adotou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como abordagem pedagógica para fomentar o aprendizado ativo de robótica. A ABP, conforme destacado por autores como Zabala (2002) e Franks e Franco (2020), é uma metodologia que visa à aplicação prática de conhecimentos por meio da resolução de problemas reais, permitindo que os alunos se envolvam de forma ativa e colaborativa na construção de seu saber. Durante os encontros, os estudantes foram organizados em grupos para desenvolver projetos de robótica, nos quais aplicaram conceitos de física e matemática com o auxílio de plataformas de programação. Esse processo envolveu não apenas a construção e programação de robôs, mas também a constante análise e resolução de desafios práticos. A metodologia adotada, caracterizada pela disponibilização prévia dos conteúdos teóricos para estudo autônomo dos alunos, propiciou que as atividades práticas e as discussões nos encontros se tornassem o centro do processo de aprendizagem. Além disso, a parceria com o Centro de Ensino José Neiva possibilitou uma enriquecedora troca de experiências entre as escolas, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa que ampliou as perspectivas dos alunos. A interação entre diferentes instituições educacionais é considerada uma estratégia poderosa para o enriquecimento do processo pedagógico, conforme apontam autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. A integração da robótica com as disciplinas de física e matemática não apenas consolidou o conhecimento dos estudantes nessas áreas, mas também contribuiu para uma formação mais completa e interdisciplinar, preparando-os para os desafios acadêmicos futuros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14572_TB6503_30102025183235.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS SERGIO PEREIRA DE ALMEIDA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS SERGIO"
    "autor_email" => "carlossergiopereiradealmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo descreve o trabalho desenvolvido na eletiva "Synthex: A Era dos Robôs" do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, que adotou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como abordagem pedagógica para fomentar o aprendizado ativo de robótica. A ABP, conforme destacado por autores como Zabala (2002) e Franks e Franco (2020), é uma metodologia que visa à aplicação prática de conhecimentos por meio da resolução de problemas reais, permitindo que os alunos se envolvam de forma ativa e colaborativa na construção de seu saber. Durante os encontros, os estudantes foram organizados em grupos para desenvolver projetos de robótica, nos quais aplicaram conceitos de física e matemática com o auxílio de plataformas de programação. Esse processo envolveu não apenas a construção e programação de robôs, mas também a constante análise e resolução de desafios práticos. A metodologia adotada, caracterizada pela disponibilização prévia dos conteúdos teóricos para estudo autônomo dos alunos, propiciou que as atividades práticas e as discussões nos encontros se tornassem o centro do processo de aprendizagem. Além disso, a parceria com o Centro de Ensino José Neiva possibilitou uma enriquecedora troca de experiências entre as escolas, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa que ampliou as perspectivas dos alunos. A interação entre diferentes instituições educacionais é considerada uma estratégia poderosa para o enriquecimento do processo pedagógico, conforme apontam autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. A integração da robótica com as disciplinas de física e matemática não apenas consolidou o conhecimento dos estudantes nessas áreas, mas também contribuiu para uma formação mais completa e interdisciplinar, preparando-os para os desafios acadêmicos futuros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.