APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ROBÓTICA: A EXPERIÊNCIA DA ELETIVA 'SYNTHEX: A ERA DOS ROBÔS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127721 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6503 "inscrito_id" => 14572 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ROBÓTICA: A EXPERIÊNCIA DA ELETIVA 'SYNTHEX: A ERA DOS ROBÔS" "resumo" => "Este artigo descreve o trabalho desenvolvido na eletiva "Synthex: A Era dos Robôs" do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, que adotou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como abordagem pedagógica para fomentar o aprendizado ativo de robótica. A ABP, conforme destacado por autores como Zabala (2002) e Franks e Franco (2020), é uma metodologia que visa à aplicação prática de conhecimentos por meio da resolução de problemas reais, permitindo que os alunos se envolvam de forma ativa e colaborativa na construção de seu saber. Durante os encontros, os estudantes foram organizados em grupos para desenvolver projetos de robótica, nos quais aplicaram conceitos de física e matemática com o auxílio de plataformas de programação. Esse processo envolveu não apenas a construção e programação de robôs, mas também a constante análise e resolução de desafios práticos. A metodologia adotada, caracterizada pela disponibilização prévia dos conteúdos teóricos para estudo autônomo dos alunos, propiciou que as atividades práticas e as discussões nos encontros se tornassem o centro do processo de aprendizagem. Além disso, a parceria com o Centro de Ensino José Neiva possibilitou uma enriquecedora troca de experiências entre as escolas, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa que ampliou as perspectivas dos alunos. A interação entre diferentes instituições educacionais é considerada uma estratégia poderosa para o enriquecimento do processo pedagógico, conforme apontam autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. A integração da robótica com as disciplinas de física e matemática não apenas consolidou o conhecimento dos estudantes nessas áreas, mas também contribuiu para uma formação mais completa e interdisciplinar, preparando-os para os desafios acadêmicos futuros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14572_TB6503_30102025183235.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS SERGIO PEREIRA DE ALMEIDA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CARLOS SERGIO" "autor_email" => "carlossergiopereiradealmeida@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127721 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6503 "inscrito_id" => 14572 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ROBÓTICA: A EXPERIÊNCIA DA ELETIVA 'SYNTHEX: A ERA DOS ROBÔS" "resumo" => "Este artigo descreve o trabalho desenvolvido na eletiva "Synthex: A Era dos Robôs" do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, que adotou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como abordagem pedagógica para fomentar o aprendizado ativo de robótica. A ABP, conforme destacado por autores como Zabala (2002) e Franks e Franco (2020), é uma metodologia que visa à aplicação prática de conhecimentos por meio da resolução de problemas reais, permitindo que os alunos se envolvam de forma ativa e colaborativa na construção de seu saber. Durante os encontros, os estudantes foram organizados em grupos para desenvolver projetos de robótica, nos quais aplicaram conceitos de física e matemática com o auxílio de plataformas de programação. Esse processo envolveu não apenas a construção e programação de robôs, mas também a constante análise e resolução de desafios práticos. A metodologia adotada, caracterizada pela disponibilização prévia dos conteúdos teóricos para estudo autônomo dos alunos, propiciou que as atividades práticas e as discussões nos encontros se tornassem o centro do processo de aprendizagem. Além disso, a parceria com o Centro de Ensino José Neiva possibilitou uma enriquecedora troca de experiências entre as escolas, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa que ampliou as perspectivas dos alunos. A interação entre diferentes instituições educacionais é considerada uma estratégia poderosa para o enriquecimento do processo pedagógico, conforme apontam autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. A integração da robótica com as disciplinas de física e matemática não apenas consolidou o conhecimento dos estudantes nessas áreas, mas também contribuiu para uma formação mais completa e interdisciplinar, preparando-os para os desafios acadêmicos futuros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14572_TB6503_30102025183235.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS SERGIO PEREIRA DE ALMEIDA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CARLOS SERGIO" "autor_email" => "carlossergiopereiradealmeida@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }