A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, NEGRA E INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 1º E 2º ANO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127748 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6551 "inscrito_id" => 10342 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, NEGRA E INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 1º E 2º ANO." "resumo" => "O presente artigo se refere a um trabalho de conclusão de curso aborda como a temática étnico racial nos livros didáticos compromete a promoção da diversidade e da equidade na educação brasileira. O foco está nas representações de povos indígenas e negros nos materiais didáticos de História, particularmente na coleção "Da Escola para o Mundo" (Scipione), que ainda adota uma visão eurocêntrica. O objetivo principal desta pesquisa é investigar como as questões indígenas e negras são representadas nos livros didáticos de História, do 1º e 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos incluem: analisar criticamente os livros didáticos da coleção "Da Escola para o Mundo" da editora Scipione; identificar estereótipos, limitações e ausências relacionadas à história e cultura afro-brasileira e indígena; e avaliar como a diversidade étnico racial é representada nos livros didáticos. Foram estudados os referenciais teóricos como Munduruku (2000), Candau (2008) e Scott (2009), dentre outros, bem como, as Leis 10.639/2003 e 11645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada de pesquisa bibliográfica e documental combina abordagens qualitativas e quantitativas, com ênfase na análise de conteúdos foram destacadas duas categorias: diversidade e culturas. Constatou-se a adequação desses materiais às diretrizes da BNCC. Foi constatado que ambos os livros trazem de forma expressiva tanto em imagens como em textos a questão étnico-racial, porém pessoas negras e indígenas, poderiam ser mais valorizadas nos aspectos físicos e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10342_TB6551_29102025202452.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA MELO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaacaroline.melo1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127748 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6551 "inscrito_id" => 10342 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, NEGRA E INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 1º E 2º ANO." "resumo" => "O presente artigo se refere a um trabalho de conclusão de curso aborda como a temática étnico racial nos livros didáticos compromete a promoção da diversidade e da equidade na educação brasileira. O foco está nas representações de povos indígenas e negros nos materiais didáticos de História, particularmente na coleção "Da Escola para o Mundo" (Scipione), que ainda adota uma visão eurocêntrica. O objetivo principal desta pesquisa é investigar como as questões indígenas e negras são representadas nos livros didáticos de História, do 1º e 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos incluem: analisar criticamente os livros didáticos da coleção "Da Escola para o Mundo" da editora Scipione; identificar estereótipos, limitações e ausências relacionadas à história e cultura afro-brasileira e indígena; e avaliar como a diversidade étnico racial é representada nos livros didáticos. Foram estudados os referenciais teóricos como Munduruku (2000), Candau (2008) e Scott (2009), dentre outros, bem como, as Leis 10.639/2003 e 11645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada de pesquisa bibliográfica e documental combina abordagens qualitativas e quantitativas, com ênfase na análise de conteúdos foram destacadas duas categorias: diversidade e culturas. Constatou-se a adequação desses materiais às diretrizes da BNCC. Foi constatado que ambos os livros trazem de forma expressiva tanto em imagens como em textos a questão étnico-racial, porém pessoas negras e indígenas, poderiam ser mais valorizadas nos aspectos físicos e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10342_TB6551_29102025202452.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA MELO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaacaroline.melo1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }