Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONECTANDO TOMADAS E SABERES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE ELETRICIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127816
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6703
    "inscrito_id" => 9988
    "titulo" => "CONECTANDO TOMADAS E SABERES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE ELETRICIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de atividade interdisciplinar voltada para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, envolvendo os componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática. A atividade tem como foco o estudo do consumo de energia elétrica em ambientes residenciais, associado ao desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas a unidades de medida, área e perímetro. A primeira etapa dessa proposta usa como base metodológica a aprendizagem baseada em simuladores, uma estratégia que promove a interação dos alunos com situações reais por meio de ferramentas digitais e interativas, no qual foi possível explorar conceitos como potência elétrica, consumo de energia e tipos de tarifas de energia. Através do simulador, foi possível interpretar dados, refletir sobre hábitos de consumo e propor soluções sustentáveis. Na segunda etapa da proposta, os alunos foram orientados para a elaboração de plantas representativas de dois cômodos de suas casas e de cálculos de área e perímetro. Os alunos identificam e destacam os equipamentos eletrônicos em uso e, com base em uma tabela de potência, estimaram o consumo mensal de energia. Essa foi uma atividade muito significativa, no qual houve intensa participação dos alunos, sendo uma proposta que não só integra conteúdos de duas áreas do conhecimento, como também desenvolve competências investigativas, pensamento crítico e tomada de decisão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9988_TB6703_30102025204947.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA CAPISTRANO"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.capistrano@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127816
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6703
    "inscrito_id" => 9988
    "titulo" => "CONECTANDO TOMADAS E SABERES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE ELETRICIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de atividade interdisciplinar voltada para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, envolvendo os componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática. A atividade tem como foco o estudo do consumo de energia elétrica em ambientes residenciais, associado ao desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas a unidades de medida, área e perímetro. A primeira etapa dessa proposta usa como base metodológica a aprendizagem baseada em simuladores, uma estratégia que promove a interação dos alunos com situações reais por meio de ferramentas digitais e interativas, no qual foi possível explorar conceitos como potência elétrica, consumo de energia e tipos de tarifas de energia. Através do simulador, foi possível interpretar dados, refletir sobre hábitos de consumo e propor soluções sustentáveis. Na segunda etapa da proposta, os alunos foram orientados para a elaboração de plantas representativas de dois cômodos de suas casas e de cálculos de área e perímetro. Os alunos identificam e destacam os equipamentos eletrônicos em uso e, com base em uma tabela de potência, estimaram o consumo mensal de energia. Essa foi uma atividade muito significativa, no qual houve intensa participação dos alunos, sendo uma proposta que não só integra conteúdos de duas áreas do conhecimento, como também desenvolve competências investigativas, pensamento crítico e tomada de decisão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9988_TB6703_30102025204947.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA CAPISTRANO"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.capistrano@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de atividade interdisciplinar voltada para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, envolvendo os componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática. A atividade tem como foco o estudo do consumo de energia elétrica em ambientes residenciais, associado ao desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas a unidades de medida, área e perímetro. A primeira etapa dessa proposta usa como base metodológica a aprendizagem baseada em simuladores, uma estratégia que promove a interação dos alunos com situações reais por meio de ferramentas digitais e interativas, no qual foi possível explorar conceitos como potência elétrica, consumo de energia e tipos de tarifas de energia. Através do simulador, foi possível interpretar dados, refletir sobre hábitos de consumo e propor soluções sustentáveis. Na segunda etapa da proposta, os alunos foram orientados para a elaboração de plantas representativas de dois cômodos de suas casas e de cálculos de área e perímetro. Os alunos identificam e destacam os equipamentos eletrônicos em uso e, com base em uma tabela de potência, estimaram o consumo mensal de energia. Essa foi uma atividade muito significativa, no qual houve intensa participação dos alunos, sendo uma proposta que não só integra conteúdos de duas áreas do conhecimento, como também desenvolve competências investigativas, pensamento crítico e tomada de decisão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.