EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127109 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5180 "inscrito_id" => 11173 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Este trabalho investiga a integração da Educação Ambiental Crítica (EAC) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (EMI) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), especificamente no eixo de Controle e Processos Industriais. A EAC, fundamentada na Teoria Crítica e na pedagogia freireana, propõe a compreensão dos problemas socioambientais em sua complexidade, buscando promover a justiça ambiental por meio da formação crítica e emancipadora. A pesquisa parte do marco histórico da Educação Ambiental (EA) no Brasil, iniciado com a Constituição Federal de 1988 e consolidado pela Lei 9.795/1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utiliza uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental, visando compreender como a EAC é inserida e discutida nos cursos técnicos do eixo Controle e Processos Industriais. A metodologia envolve a análise do Regulamento da Organização Didática (ROD), documento pedagógico de máxima hierarquia na Instituição, e de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do Ifes, identificando a presença de práticas e conteúdos relacionados a sustentabilidade e a EA. Os resultados preliminares apontam que, embora existam iniciativas voltadas à sensibilização ambiental, a EAC ainda aparece de forma pontual, com baixa articulação interdisciplinar e pouca integração entre conteúdos propedêuticos e a formação técnica. Em grande parte, a abordagem permanece teórica, pouco vinculada aos contextos concretos de atuação profissional, o que compromete a efetividade das ações educativas no cotidiano escolar. Conclui-se que os documentos institucionais analisados apresentam diferentes níveis de aderência à legislação vigente e às diretrizes que orientam as melhores práticas em EAC. Contudo, observa-se que, em muitos casos, a inserção da temática ainda carece de maior articulação interdisciplinar, aprofundamento crítico e conexão com a prática profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11173_TB5180_30102025202552.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAGNER GAMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "favali.gama@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127109 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5180 "inscrito_id" => 11173 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Este trabalho investiga a integração da Educação Ambiental Crítica (EAC) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (EMI) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), especificamente no eixo de Controle e Processos Industriais. A EAC, fundamentada na Teoria Crítica e na pedagogia freireana, propõe a compreensão dos problemas socioambientais em sua complexidade, buscando promover a justiça ambiental por meio da formação crítica e emancipadora. A pesquisa parte do marco histórico da Educação Ambiental (EA) no Brasil, iniciado com a Constituição Federal de 1988 e consolidado pela Lei 9.795/1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utiliza uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental, visando compreender como a EAC é inserida e discutida nos cursos técnicos do eixo Controle e Processos Industriais. A metodologia envolve a análise do Regulamento da Organização Didática (ROD), documento pedagógico de máxima hierarquia na Instituição, e de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do Ifes, identificando a presença de práticas e conteúdos relacionados a sustentabilidade e a EA. Os resultados preliminares apontam que, embora existam iniciativas voltadas à sensibilização ambiental, a EAC ainda aparece de forma pontual, com baixa articulação interdisciplinar e pouca integração entre conteúdos propedêuticos e a formação técnica. Em grande parte, a abordagem permanece teórica, pouco vinculada aos contextos concretos de atuação profissional, o que compromete a efetividade das ações educativas no cotidiano escolar. Conclui-se que os documentos institucionais analisados apresentam diferentes níveis de aderência à legislação vigente e às diretrizes que orientam as melhores práticas em EAC. Contudo, observa-se que, em muitos casos, a inserção da temática ainda carece de maior articulação interdisciplinar, aprofundamento crítico e conexão com a prática profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11173_TB5180_30102025202552.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAGNER GAMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "favali.gama@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }