Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCADEIRAS E JOGOS SENSORIAIS PARA ESTIMULAR O AUTOCONHECIMENTO E A COORDENAÇÃO MOTORA DAS CRIANÇAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo discute a relevância das brincadeiras e jogos sensoriais no processo de estimulação do autoconhecimento e da coordenação motora das crianças. As atividades lúdicas desempenham papel fundamental no desenvolvimento infantil, permitindo que as crianças explorem suas capacidades físicas, emocionais e cognitivas, conforme apontam os estudos de Vygotsky (1984), Maria Montessori (1909), Henri Wallon (1965), entre outros. Dessa forma, buscamos investigar: como as brincadeiras e os jogos sensoriais, podem contribuir para o autoconhecimento e a coordenação motora das crianças no contexto da Educação Infantil (EI)? Assim, objetivamos analisar como as brincadeiras e os jogos sensoriais, podem contribuir para o autoconhecimento e a coordenação das crianças na EI. Desse modo, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de 8 (oito) observações, em uma turma de Socialização III, composta por 27 crianças, com idades entre 3 e 4 anos, no Centro de Educação Infantil (CEI) vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Palmeira dos Índios – AL. Durante as observações, foram realizadas atividades lúdicas e sensoriais, como a contação da história “Meu nome é Zé, e o seu qual é?”, brincadeiras com bambolês, pescaria de letrinhas e reconhecimento no espelho, totalizando 04 de atividades lúdicas com as crianças. Essas ações estimularam o reconhecimento da identidade, a percepção corporal, a coordenação motora e a interação social. Os resultados indicam que as brincadeiras e os jogos sensoriais são ferramentas pedagógicas essenciais na Educação Infantil, bem como apontam para a necessidade de ampliar as concepções do PPP sobre as práticas e a importância de mais recursos na sala pesquisada.

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