Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO EXTERNA: DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA MELHORAR OS RESULTADOS NO SAEPE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O interesse em pesquisar sobre Avaliação externa: Desafios no Ensino Fundamental I para Melhorar os Resultados no Saepe, surgiu da necessidade de avaliar a qualidade da educação básica no Estado de Pernambuco. Para medir o desempenho dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, fomentar mudanças na educação, monitorar a qualidade do ensino e as práticas docentes em sala de aula como também, propor metas as escolas a serem alcançadas. Sabe-se que as avaliações desempenham um papel de analisar o processo de ensino e como seu resultado impacta nas decisões e ações na rede de ensino escolar. Como problema de pesquisa: Até que ponto, esse recurso pode ser benéfico para o processo de ensino e aprendizagem? A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e bibliográfica. Para embasar essa pesquisa, recorreu-se a Antunes (2013), Libâneo (2013), Hoffmann (2012), Freitas (2009), Luckesi (2005), Matuí (2002), entre outros. No entanto, é importante ressaltar que a incorporação das avaliações externas dentro das escolas deve ser feita de forma cuidadosa, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário ao uso dos recursos avaliativos que pode ser uma aliada poderosa no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. desde que seja utilizada de forma consciente e pedagógica..

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