Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM EQUIDADE DE GÊNERO: O PERCURSO E PRODUÇÃO DE MULHERES CIENTISTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo busca problematizar o reconhecimento das mulheres no campo científico e reconstruir trajetórias femininas nas ciências da natureza, relacionando com o contexto histórico de cada cientista. Nosso intuito é estimular a criação de espaços que fomentem a igualdade de gênero. Partimos da invisibilidade da produção científica de mulheres, criada por um ideário de ciência misógina como consequência da própria desigualdade de gênero vivenciada no plano social e nas relações de poder, construídas, historicamente, por uma combinação de fatores contextuais diversos, mas mediante uma lógica de privilégio do estereótipo masculino, em detrimento do feminino. Para os homens a esfera pública, a arte da guerra, a política e a ciência, para as mulheres a esfera do privado, do cuidado e do silêncio (Federici, 2017). A fundamentação teórica utiliza como base os autores Conceição (2020), Brito (2015), Chassot (2004) e Cunha (2021), que argumentam sobre a baixa valorização das mulheres, sua invisibilidade na sociedade brasileira, questionada principalmente a partir de 1940, com debate no sentido de incluir a participação das mulheres na ciência. Utilizamos da pesquisa exploratória (Gil, 2019) para reconstruir o percurso científico de mulheres na área das ciências da natureza , relacionando com contexto histórico em que cada uma se destaca. Enfatizamos a referência da cientista Marie Curie (1867-1934), para área de ciências da natureza e como sua história de vida foi entrecortada pela busca de reconhecimento. Como proposição, sugerimos a criação de uma sala temática sobre o tema Mulheres nas Ciências da Natureza, com base na estratégia interativa de jogos, para alunos de Ensino Médio, para que possam compreender a importância das mulheres na ciência e de suas criações/descobertas para o conhecimento de mundo.

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