Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR – INVISIBILIDADE E RECONHECIMENTO SEGUNDO DELOU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127987
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7166
    "inscrito_id" => 11055
    "titulo" => "INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR – INVISIBILIDADE E RECONHECIMENTO SEGUNDO DELOU"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a Lista Base de Indicadores de Superdotação proposta pela psicóloga e professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristina Maria Carvalho Delou. Trata-se de um instrumento em forma de check-list, voltado para aplicação grupal e individual, que auxilia professores na identificação de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação em sala de aula. A partir das características elencadas por Delou, construídas com base em um painel de especialistas por meio da Técnica de Delfos, propõe-se refletir sobre os desafios enfrentados por professores e estudantes no que tange à invisibilidade e ao reconhecimento desses alunos, com base na análise de documentos normativos e produções científicas sobre o tema. A pesquisa adota abordagem qualitativa e descritiva, priorizando o debate teórico acerca dos indicadores e sua relevância para a prática pedagógica inclusiva. Constata-se que muitos desses alunos são camuflados por talentos não valorizados no ambiente escolar, como habilidades interpessoais ou artísticas, sendo continuamente invisibilizados pela representação social de que são autossuficientes. Essa desassistência pode resultar em isolamento social, desmotivação, queda no rendimento e até evasão escolar. Além disso, a ausência de estímulos intelectuais adequados e a escassez de formação docente específica contribuem para a perpetuação desse quadro. Conclui-se que o instrumento como o proposto por Delou são essenciais para ampliar a percepção docente sobre os múltiplos perfis da superdotação, fomentando estratégias de reconhecimento, valorização e permanência desses alunos na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11055_TB7166_06112025112050.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA BRITO VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaeduarda4219@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127987
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7166
    "inscrito_id" => 11055
    "titulo" => "INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR – INVISIBILIDADE E RECONHECIMENTO SEGUNDO DELOU"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a Lista Base de Indicadores de Superdotação proposta pela psicóloga e professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristina Maria Carvalho Delou. Trata-se de um instrumento em forma de check-list, voltado para aplicação grupal e individual, que auxilia professores na identificação de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação em sala de aula. A partir das características elencadas por Delou, construídas com base em um painel de especialistas por meio da Técnica de Delfos, propõe-se refletir sobre os desafios enfrentados por professores e estudantes no que tange à invisibilidade e ao reconhecimento desses alunos, com base na análise de documentos normativos e produções científicas sobre o tema. A pesquisa adota abordagem qualitativa e descritiva, priorizando o debate teórico acerca dos indicadores e sua relevância para a prática pedagógica inclusiva. Constata-se que muitos desses alunos são camuflados por talentos não valorizados no ambiente escolar, como habilidades interpessoais ou artísticas, sendo continuamente invisibilizados pela representação social de que são autossuficientes. Essa desassistência pode resultar em isolamento social, desmotivação, queda no rendimento e até evasão escolar. Além disso, a ausência de estímulos intelectuais adequados e a escassez de formação docente específica contribuem para a perpetuação desse quadro. Conclui-se que o instrumento como o proposto por Delou são essenciais para ampliar a percepção docente sobre os múltiplos perfis da superdotação, fomentando estratégias de reconhecimento, valorização e permanência desses alunos na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11055_TB7166_06112025112050.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA BRITO VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaeduarda4219@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a Lista Base de Indicadores de Superdotação proposta pela psicóloga e professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristina Maria Carvalho Delou. Trata-se de um instrumento em forma de check-list, voltado para aplicação grupal e individual, que auxilia professores na identificação de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação em sala de aula. A partir das características elencadas por Delou, construídas com base em um painel de especialistas por meio da Técnica de Delfos, propõe-se refletir sobre os desafios enfrentados por professores e estudantes no que tange à invisibilidade e ao reconhecimento desses alunos, com base na análise de documentos normativos e produções científicas sobre o tema. A pesquisa adota abordagem qualitativa e descritiva, priorizando o debate teórico acerca dos indicadores e sua relevância para a prática pedagógica inclusiva. Constata-se que muitos desses alunos são camuflados por talentos não valorizados no ambiente escolar, como habilidades interpessoais ou artísticas, sendo continuamente invisibilizados pela representação social de que são autossuficientes. Essa desassistência pode resultar em isolamento social, desmotivação, queda no rendimento e até evasão escolar. Além disso, a ausência de estímulos intelectuais adequados e a escassez de formação docente específica contribuem para a perpetuação desse quadro. Conclui-se que o instrumento como o proposto por Delou são essenciais para ampliar a percepção docente sobre os múltiplos perfis da superdotação, fomentando estratégias de reconhecimento, valorização e permanência desses alunos na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.