Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVOLUÇÃO DOS ÍNDICES DE PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA NA MELHORIA DOS INDICADORES EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO DE SOUSA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, escola de tempo integral, pública da rede estadual do Maranhão, localizada na Vila Embratel, região metropolitana, da cidade de São Luis, com altos índices de vulnerabilidade social, realiza, desde o ano de 2023, o Monitoramento da Participação Familiar na escola, devido ao grande desafio contemporâneo, que é envolver a família nas ações escolares da Educação Básica, especialmente Ensino Médio. Essa ferramenta objetiva fortalecer o vínculo entre família-escola, para que as duas, juntas, possam cumprir seus papéis com efetividade. A partir dos dados levantados, realiza-se intervenções de contato com as famílias em defasagem de participação – ligações, atendimentos individuais, visitas domiciliares e mediação via Conselho Tutelar. No ano de 2024, aferiu-se, após a estatégia aplicada, a evolução, significativa, da frequência dos pais e/ou familiares (de 47,87% a 77,68%) , o que levou à melhora de alguns indicadores, tais como, inexistência de evasão escolar, manutenção da frequência escolar- anual, na média de 85%, e rendimento escolar (taxa de aprovação de 59,10% para 94,21%). Tais elementos citados, são os componentes do Fluxo Escolar, avaliado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em que a escola apresentou notável crescimento entre 2021- 2023, com aumento de 29,72% na média. Dessa forma, é perceptível que o alinhamento entre os pilares educacionais (escola – família – sociedade) são indispensáveis numa educação pública de qualidade e que esse acompanhamento peródico faz total diferença.

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