DESAFIOS, EMOÇÕES E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO MÉDICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO CURSO DE MEDICINA.
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A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, articulando instrumentos qualitativos e quantitativos, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e questionários. A partir da análise dos dados coletados, pretende-se identificar padrões, desafios recorrentes e oportunidades de melhoria nas práticas pedagógicas adotadas no curso. O estudo parte da premissa de que compreender o olhar do estudante é essencial para o aperfeiçoamento do processo formativo, contribuindo diretamente para a construção de um ambiente educacional mais responsivo, motivador e centrado no aluno. Os resultados esperados envolvem a elaboração de recomendações que colaborem para o desenvolvimento de estratégias didáticas mais eficazes, capazes de integrar teoria e prática de forma equilibrada, promovendo aprendizagens mais significativas. Além de mensurar que a compreensão das vivências emocionais dos estudantes é essencial para a implementação de práticas pedagógicas mais acolhedoras e para o desenvolvimento de programas de apoio que integrem técnicas de estudo eficazes com ações de promoção da saúde mental. Promover um ensino médico emocionalmente sustentável é fundamental para o sucesso acadêmico e para a formação integral dos futuros profissionais. Espera-se, ainda, que os achados possam orientar políticas educacionais mais sensíveis às demandas dos estudantes e às exigências contemporâneas da formação médica." 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