Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O FEMININO E O SOCIAL: DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128183
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7772
    "inscrito_id" => 13821
    "titulo" => "ENTRE O FEMININO E O SOCIAL: DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios enfrentados por mulheres, professoras, no percurso da formação continuada stricto sensu e como os estereótipos de gênero ainda incidem sobre o viés profissional. Historicamente, foram atribuídas às mulheres papéis secundários na sociedade, sendo as responsáveis por cuidar de suas casas e suas famílias. Hodiernamente, tem-se conseguido mudar essa estrutura social, com a inserção das mesmas nos mais diversos campos de atuação profissional, sendo a educação um deles. Essa pesquisa foi realizada com professoras que atuam ou já atuaram como docentes e desempenham outras funções no espaço escolar, em uma unidade regular de ensino, situada no município de Itapipoca, no estado do Ceará. Para colher informações pertinentes ao debate , foi direcionado ao público investigado um questionário a fim de obter dados significativos para esse estudo. Através das respostas obtidas, foi possível compreender como o estereótipo de gênero ainda tem forte influência nas tentativas de realizar uma formação continuada, pois as demandas sociais ainda impostas ao público feminino, por vezes, impede o acesso ou a permanência da mulher nos cursos de formação continuada, especialmente o stricto sensu. Nesse sentido, evidencia-se que, mesmo com o desejo de dar continuidade ao processo formativo, este é estagnado pelas demandas sociais ainda impostas ao público feminino. Dessa forma, é importante se pensar em estratégias de acesso e permanência da mulher professora aos programas de formação continuada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13821_TB7772_10112025160100.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLEICIANE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Gleice Barbosa"
    "autor_email" => "maria.barbosa6@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128183
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7772
    "inscrito_id" => 13821
    "titulo" => "ENTRE O FEMININO E O SOCIAL: DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios enfrentados por mulheres, professoras, no percurso da formação continuada stricto sensu e como os estereótipos de gênero ainda incidem sobre o viés profissional. Historicamente, foram atribuídas às mulheres papéis secundários na sociedade, sendo as responsáveis por cuidar de suas casas e suas famílias. Hodiernamente, tem-se conseguido mudar essa estrutura social, com a inserção das mesmas nos mais diversos campos de atuação profissional, sendo a educação um deles. Essa pesquisa foi realizada com professoras que atuam ou já atuaram como docentes e desempenham outras funções no espaço escolar, em uma unidade regular de ensino, situada no município de Itapipoca, no estado do Ceará. Para colher informações pertinentes ao debate , foi direcionado ao público investigado um questionário a fim de obter dados significativos para esse estudo. Através das respostas obtidas, foi possível compreender como o estereótipo de gênero ainda tem forte influência nas tentativas de realizar uma formação continuada, pois as demandas sociais ainda impostas ao público feminino, por vezes, impede o acesso ou a permanência da mulher nos cursos de formação continuada, especialmente o stricto sensu. Nesse sentido, evidencia-se que, mesmo com o desejo de dar continuidade ao processo formativo, este é estagnado pelas demandas sociais ainda impostas ao público feminino. Dessa forma, é importante se pensar em estratégias de acesso e permanência da mulher professora aos programas de formação continuada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13821_TB7772_10112025160100.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLEICIANE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Gleice Barbosa"
    "autor_email" => "maria.barbosa6@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios enfrentados por mulheres, professoras, no percurso da formação continuada stricto sensu e como os estereótipos de gênero ainda incidem sobre o viés profissional. Historicamente, foram atribuídas às mulheres papéis secundários na sociedade, sendo as responsáveis por cuidar de suas casas e suas famílias. Hodiernamente, tem-se conseguido mudar essa estrutura social, com a inserção das mesmas nos mais diversos campos de atuação profissional, sendo a educação um deles. Essa pesquisa foi realizada com professoras que atuam ou já atuaram como docentes e desempenham outras funções no espaço escolar, em uma unidade regular de ensino, situada no município de Itapipoca, no estado do Ceará. Para colher informações pertinentes ao debate , foi direcionado ao público investigado um questionário a fim de obter dados significativos para esse estudo. Através das respostas obtidas, foi possível compreender como o estereótipo de gênero ainda tem forte influência nas tentativas de realizar uma formação continuada, pois as demandas sociais ainda impostas ao público feminino, por vezes, impede o acesso ou a permanência da mulher nos cursos de formação continuada, especialmente o stricto sensu. Nesse sentido, evidencia-se que, mesmo com o desejo de dar continuidade ao processo formativo, este é estagnado pelas demandas sociais ainda impostas ao público feminino. Dessa forma, é importante se pensar em estratégias de acesso e permanência da mulher professora aos programas de formação continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.