ARTESANATO CAMETAENSE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128188 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7790 "inscrito_id" => 599 "titulo" => "ARTESANATO CAMETAENSE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA" "resumo" => "O presente estudo investiga o uso da Etnomatemática como estratégia pedagógica para o ensino de figuras geométricas planas no contexto do artesanato cametaense, com base nas contribuições teóricas de D’Ambrosio (2002), que defende a Etnomatemática como uma ponte entre os saberes tradicionais e a matemática escolar. . Foi desenvolvido com o objetivo de compreender e explorar os conceitos matemáticos presentes nas práticas culturais locais, tendo em vista que contextualizar o ensino com elementos da realidade dos alunos potencializa a aprendizagem. Para tanto, foi necessário identificar as formas geométricas nos objetos culturais, aplicar conceitos matemáticos em atividades lúdicas e promover a valorização da cultura cametaense. Realizou-se assim, uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dalila Leão, cujos dados foram interpretados por meio da observação direta das atividades e da participação dos alunos. Diante disso, verificou-se que os alunos demonstraram maior engajamento ao relacionar o conteúdo matemático com sua realidade, desenvolveram habilidades de reconhecimento e comparação de formas geométricas, e ampliaram sua percepção sobre o valor cultural dos objetos do cotidiano. Esses resultados permitiram a seguinte conclusão: o uso do artesanato como recurso didático, sob a perspectiva da Etnomatemática, contribui significativamente para o ensino da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo não apenas o aprendizado de conteúdos formais, mas também o fortalecimento da identidade cultural dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID599_TB7790_10112025223134.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIRA DE SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "JACY" "autor_email" => "jacy_costa1990@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128188 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7790 "inscrito_id" => 599 "titulo" => "ARTESANATO CAMETAENSE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA" "resumo" => "O presente estudo investiga o uso da Etnomatemática como estratégia pedagógica para o ensino de figuras geométricas planas no contexto do artesanato cametaense, com base nas contribuições teóricas de D’Ambrosio (2002), que defende a Etnomatemática como uma ponte entre os saberes tradicionais e a matemática escolar. . Foi desenvolvido com o objetivo de compreender e explorar os conceitos matemáticos presentes nas práticas culturais locais, tendo em vista que contextualizar o ensino com elementos da realidade dos alunos potencializa a aprendizagem. Para tanto, foi necessário identificar as formas geométricas nos objetos culturais, aplicar conceitos matemáticos em atividades lúdicas e promover a valorização da cultura cametaense. Realizou-se assim, uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dalila Leão, cujos dados foram interpretados por meio da observação direta das atividades e da participação dos alunos. Diante disso, verificou-se que os alunos demonstraram maior engajamento ao relacionar o conteúdo matemático com sua realidade, desenvolveram habilidades de reconhecimento e comparação de formas geométricas, e ampliaram sua percepção sobre o valor cultural dos objetos do cotidiano. Esses resultados permitiram a seguinte conclusão: o uso do artesanato como recurso didático, sob a perspectiva da Etnomatemática, contribui significativamente para o ensino da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo não apenas o aprendizado de conteúdos formais, mas também o fortalecimento da identidade cultural dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID599_TB7790_10112025223134.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIRA DE SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "JACY" "autor_email" => "jacy_costa1990@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }