Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL BOTÂNICO: JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO"

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128203
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7860
    "inscrito_id" => 12951
    "titulo" => "PERFIL BOTÂNICO: JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO""
    "resumo" => "O ensino de Botânica apresenta dificuldades ao ser abordada em sala de aula, devido aos seus conteúdos teóricos e complexos, o que dificulta a assimilação por parte dos alunos, além de contribuir para a impercepção botânica- incapacidade de perceber e valorizar as plantas como organismos vivos pertecentes ao nosso meio social. Neste contexto, tornase necessário pensar em alternativas que minimizem essa problemática, visto que alguns termos, classificações, descontextualização e o modelo tradicional de ensino contribui para a falta de compreensão desse tema. Objetivou-se apresentar uma proposta de jogo de cartas intitulado “Perfil Botânico” para o ensino de Biologia, com intuito de facilitar o processo de compreensão dos principais conceitos relacionados aos grupos de gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se com alunos do Ensino Médio de uma escola de rede estadual do município de Chapadinha-MA. Inicialmente, houve um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário. Em seguida, implementou-se o jogo de cartas, que abordava os grupos botânicos e suas características morfológicas. O jogo, confeccionado com 30 cartas, continha, no verso de cada carta, cinco dicas referentes à resposta correta. Cada acerto valia 10 pontos e a dupla que acumulasse mais pontos era vencedora. O professor explicou as regras, dividiu os estudantes em duplas e acompanhou o desenvolvimento do jogo. Observou-se que os alunos conseguiram compreender as informações sobre o tema de forma lúdica e divertida. Posteriormente, foi aplicado um questionário para verificar a efetividade da atividade em relação à assimilação dos conteúdos. Os resultados apontaram aumento no interesse pelos conteúdos de Botânica, evidenciado pela grande participação e interação dos alunos. Assim, conclui-se que o uso de jogos pedagógicos no ensino de Biologia, especialmente em temas considerados de difícil assimilação, como a Botânica, representa uma intervenção estratégica, inovadora e produtiva, capaz de impulsionar o aprendizado no contexto escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12951_TB7860_10112025224909.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ÉRIKA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Érika"
    "autor_email" => "maria.erika@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128203
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7860
    "inscrito_id" => 12951
    "titulo" => "PERFIL BOTÂNICO: JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO""
    "resumo" => "O ensino de Botânica apresenta dificuldades ao ser abordada em sala de aula, devido aos seus conteúdos teóricos e complexos, o que dificulta a assimilação por parte dos alunos, além de contribuir para a impercepção botânica- incapacidade de perceber e valorizar as plantas como organismos vivos pertecentes ao nosso meio social. Neste contexto, tornase necessário pensar em alternativas que minimizem essa problemática, visto que alguns termos, classificações, descontextualização e o modelo tradicional de ensino contribui para a falta de compreensão desse tema. Objetivou-se apresentar uma proposta de jogo de cartas intitulado “Perfil Botânico” para o ensino de Biologia, com intuito de facilitar o processo de compreensão dos principais conceitos relacionados aos grupos de gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se com alunos do Ensino Médio de uma escola de rede estadual do município de Chapadinha-MA. Inicialmente, houve um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário. Em seguida, implementou-se o jogo de cartas, que abordava os grupos botânicos e suas características morfológicas. O jogo, confeccionado com 30 cartas, continha, no verso de cada carta, cinco dicas referentes à resposta correta. Cada acerto valia 10 pontos e a dupla que acumulasse mais pontos era vencedora. O professor explicou as regras, dividiu os estudantes em duplas e acompanhou o desenvolvimento do jogo. Observou-se que os alunos conseguiram compreender as informações sobre o tema de forma lúdica e divertida. Posteriormente, foi aplicado um questionário para verificar a efetividade da atividade em relação à assimilação dos conteúdos. Os resultados apontaram aumento no interesse pelos conteúdos de Botânica, evidenciado pela grande participação e interação dos alunos. Assim, conclui-se que o uso de jogos pedagógicos no ensino de Biologia, especialmente em temas considerados de difícil assimilação, como a Botânica, representa uma intervenção estratégica, inovadora e produtiva, capaz de impulsionar o aprendizado no contexto escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12951_TB7860_10112025224909.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ÉRIKA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Érika"
    "autor_email" => "maria.erika@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Botânica apresenta dificuldades ao ser abordada em sala de aula, devido aos seus conteúdos teóricos e complexos, o que dificulta a assimilação por parte dos alunos, além de contribuir para a impercepção botânica- incapacidade de perceber e valorizar as plantas como organismos vivos pertecentes ao nosso meio social. Neste contexto, tornase necessário pensar em alternativas que minimizem essa problemática, visto que alguns termos, classificações, descontextualização e o modelo tradicional de ensino contribui para a falta de compreensão desse tema. Objetivou-se apresentar uma proposta de jogo de cartas intitulado “Perfil Botânico” para o ensino de Biologia, com intuito de facilitar o processo de compreensão dos principais conceitos relacionados aos grupos de gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se com alunos do Ensino Médio de uma escola de rede estadual do município de Chapadinha-MA. Inicialmente, houve um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário. Em seguida, implementou-se o jogo de cartas, que abordava os grupos botânicos e suas características morfológicas. O jogo, confeccionado com 30 cartas, continha, no verso de cada carta, cinco dicas referentes à resposta correta. Cada acerto valia 10 pontos e a dupla que acumulasse mais pontos era vencedora. O professor explicou as regras, dividiu os estudantes em duplas e acompanhou o desenvolvimento do jogo. Observou-se que os alunos conseguiram compreender as informações sobre o tema de forma lúdica e divertida. Posteriormente, foi aplicado um questionário para verificar a efetividade da atividade em relação à assimilação dos conteúdos. Os resultados apontaram aumento no interesse pelos conteúdos de Botânica, evidenciado pela grande participação e interação dos alunos. Assim, conclui-se que o uso de jogos pedagógicos no ensino de Biologia, especialmente em temas considerados de difícil assimilação, como a Botânica, representa uma intervenção estratégica, inovadora e produtiva, capaz de impulsionar o aprendizado no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.