Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE/PARFOR EQUIDADE DA UFERSA/ CARAÚBAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação bilíngue tem como proposição que todas as pessoas surdas tenham acesso às escolas bilíngues e, desde a mais tenra infância e tenham acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como a segunda. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Programa Nacional de Fomento à Equidade na formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) do campus Caraúbas para a educação do semiárido potiguar. A proposta de educação bilíngue no Brasil nasce da luta incessante da comunidade surda para ofertar uma educação de qualidade e que atenda às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. O embasamento teórico é constituído por: Perlin e Strobel; Karnopp, Pokorski e Zanini; Lima e Silva, bem como, da perspectiva formativa dialógica e política de Paulo Freire. A metodologia é de abordagem qualitativa e se constitui como uma pesquisa exploratória e de cunho bibliográfico, da qual construirá e analisará os dados coletados. O estudo apresenta como contribuições: a luta pelos direitos à educação para as pessoas surdas; qualificação de professores na perspectiva bilíngue para atender essa demanda e mais acessibilidade linguística em todos os espaços sociais.

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