Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS MATERIAIS HEURÍSTICOS: AÇÕES, MEDIAÇÕES E INTERVENÇÕES.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a prática docente na Educação Infantil através dos materiais heurísticos a favor de ações, mediações e intervenções docentes que suscitem aprendizagem na primeira infância de modo ativo e construtivo. O trabalho foi instituído pela Orientadora Educacional em duas creches populares, onde as interações e brincadeiras derivadas do campo desta modalidade de aprendizagem promovem a criatividade e o protagonismo infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, a partir da análise de estudo de casos simultâneos. Para o estudo, buscou-se o diálogo com as proposições dos autores Goldschmied e Jackson (2006), Barbosa e Horn (2008), além dos documentos oficiais como a Constituição Federal, de 1988, a LDBEN, de 1996, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009, BNCC (2017), Ferreira (2025) e Rocha (2025). Os resultados no campo ratificam o que a teoria aponta acerca desta proposta heurística, fomentando a autonomia e a construção de aprendizagens significativas, ampliando vivências interdisciplinares para as crianças. Sob essa égide, trazer à baila experiências concretas em duas redes municipais da Baixada Fluminense pertencentes ao Estado do Rio de Janeiro traduzem a articulação entre teoria e prática a favor da imersão de trocas cooperativas a partir da exploração com vastos materiais reciclados colhidos no seio familiar e escolar. Acreditamos que essas experiências alavancam aprendizagens significativas e práticas docentes pautadas no constructo sócio-histórico-cultural que favoreçam a expressão da autonomia, criatividade e expressividade infantil.

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