Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS NO CAMPO COMO PRÁTICA EDUCATIVA: O SÍTIO AGROECOLÓGICO SERRA AZUL, PASSIRA, PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128368
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8240
    "inscrito_id" => 2861
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NO CAMPO COMO PRÁTICA EDUCATIVA: O SÍTIO AGROECOLÓGICO SERRA AZUL, PASSIRA, PE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma aula de campo realizada no Sítio Agroecológico Serra Azul, localizado no município de Passira, Agreste de Pernambuco, com estudantes do 6º e 9º anos do ensino fundamental anos finais da Escola Cecília Meireles, no município de Cumaru–PE. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos vivências práticas que complementassem os conteúdos teóricos abordados nas aulas de Geografia, especialmente temas relacionados à agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental. A proposta pedagógica partiu da ideia de que práticas educativas fora da sala de aula podem estimular o aprendizado de forma mais significativa, promovendo o contato direto com a natureza e os processos produtivos sustentáveis. Durante a visita, os estudantes puderam participar ativamente de atividades como o plantio, a colheita, a preparação de compostagem e adubos orgânicos, além da degustação de alimentos frescos cultivados no próprio sítio. A vivência proporcionou momentos de descobertas, troca de saberes e valorização do campo como espaço de aprendizagem. Os resultados observados indicam maior engajamento e curiosidade dos alunos, além do fortalecimento de valores socioambientais. Assim, a experiência contribuiu para uma educação geográfica mais contextualizada e para a formação de sujeitos críticos e conscientes em relação às questões ambientais e à importância da agricultura sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2861_TB8240_10112025191853.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE FERNANDA SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Aline Moura"
    "autor_email" => "aline_fgomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128368
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8240
    "inscrito_id" => 2861
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NO CAMPO COMO PRÁTICA EDUCATIVA: O SÍTIO AGROECOLÓGICO SERRA AZUL, PASSIRA, PE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma aula de campo realizada no Sítio Agroecológico Serra Azul, localizado no município de Passira, Agreste de Pernambuco, com estudantes do 6º e 9º anos do ensino fundamental anos finais da Escola Cecília Meireles, no município de Cumaru–PE. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos vivências práticas que complementassem os conteúdos teóricos abordados nas aulas de Geografia, especialmente temas relacionados à agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental. A proposta pedagógica partiu da ideia de que práticas educativas fora da sala de aula podem estimular o aprendizado de forma mais significativa, promovendo o contato direto com a natureza e os processos produtivos sustentáveis. Durante a visita, os estudantes puderam participar ativamente de atividades como o plantio, a colheita, a preparação de compostagem e adubos orgânicos, além da degustação de alimentos frescos cultivados no próprio sítio. A vivência proporcionou momentos de descobertas, troca de saberes e valorização do campo como espaço de aprendizagem. Os resultados observados indicam maior engajamento e curiosidade dos alunos, além do fortalecimento de valores socioambientais. Assim, a experiência contribuiu para uma educação geográfica mais contextualizada e para a formação de sujeitos críticos e conscientes em relação às questões ambientais e à importância da agricultura sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2861_TB8240_10112025191853.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE FERNANDA SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Aline Moura"
    "autor_email" => "aline_fgomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma aula de campo realizada no Sítio Agroecológico Serra Azul, localizado no município de Passira, Agreste de Pernambuco, com estudantes do 6º e 9º anos do ensino fundamental anos finais da Escola Cecília Meireles, no município de Cumaru–PE. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos vivências práticas que complementassem os conteúdos teóricos abordados nas aulas de Geografia, especialmente temas relacionados à agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental. A proposta pedagógica partiu da ideia de que práticas educativas fora da sala de aula podem estimular o aprendizado de forma mais significativa, promovendo o contato direto com a natureza e os processos produtivos sustentáveis. Durante a visita, os estudantes puderam participar ativamente de atividades como o plantio, a colheita, a preparação de compostagem e adubos orgânicos, além da degustação de alimentos frescos cultivados no próprio sítio. A vivência proporcionou momentos de descobertas, troca de saberes e valorização do campo como espaço de aprendizagem. Os resultados observados indicam maior engajamento e curiosidade dos alunos, além do fortalecimento de valores socioambientais. Assim, a experiência contribuiu para uma educação geográfica mais contextualizada e para a formação de sujeitos críticos e conscientes em relação às questões ambientais e à importância da agricultura sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.