RACISMO E EUROCENTRISMO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE LICENCIANDOS/AS EM BIOLOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 5426 "titulo" => "RACISMO E EUROCENTRISMO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE LICENCIANDOS/AS EM BIOLOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Entendemos que a aproximação com o cotidiano escolar em cursos de formação docente, aliada a uma proposta comprometida com a diversidade cultural, poderia permitir uma rica interlocução para o avanço de uma preparação docente nessa perspectiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar relatos de experiências, desenvolvidas por licenciandos/as em Biologia, em atividades pedagógicas para estudantes da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com licenciandos/as em Biologia, da Universidade Federal de Sergipe, na forma de uma disciplina optativa de 60 horas, ministrada pela primeira autora do trabalho. Ao final da disciplina, os/as professores/as em formação inicial foram orientados/as a planejar, desenvolver e analisar uma oficina de três horas/aula, para estudantes da educação básica, abordando os temas racismo e/ou eurocentrismo. Como fonte de produção de dados, utilizamos os documentos elaborados pelos/as licenciandos/as, que se refere ao relato de suas respectivas experiências, entregues em arquivo digital, totalizando 07 documentos. A partir dos relatos, discutimos as impressões dos/as licenciandos/as, descritas na análise da oficina, quanto à participação dos/as estudantes; os aspectos positivos e negativos da proposta, apresentando o que faria diferente a partir da reflexão sobre a prática; a avaliação do que conseguiu cumprir em relação ao planejamento prévio, justificando o que não foi possível ser feito; a avaliação das possíveis decepções que tiveram com a experiência; as possíveis alegrias proporcionadas com a prática; e, por fim, a contribuição dessa vivência para a formação docente. Em suma, a oportunidade de discutir sobre racismo e eurocentrismo, em atividades pedagógicas voltadas para a educação básica, possibilitou, aos/às licenciandos/as, evidenciar a relevância da abordagem cultural na escola e pensar sobre os encaminhamentos práticos de desenvolvimento de propostas dessa natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5426_TB589_14102025215043.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS CORREIA ROSA" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabelarosa@academico.ufs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 5426 "titulo" => "RACISMO E EUROCENTRISMO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE LICENCIANDOS/AS EM BIOLOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Entendemos que a aproximação com o cotidiano escolar em cursos de formação docente, aliada a uma proposta comprometida com a diversidade cultural, poderia permitir uma rica interlocução para o avanço de uma preparação docente nessa perspectiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar relatos de experiências, desenvolvidas por licenciandos/as em Biologia, em atividades pedagógicas para estudantes da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com licenciandos/as em Biologia, da Universidade Federal de Sergipe, na forma de uma disciplina optativa de 60 horas, ministrada pela primeira autora do trabalho. Ao final da disciplina, os/as professores/as em formação inicial foram orientados/as a planejar, desenvolver e analisar uma oficina de três horas/aula, para estudantes da educação básica, abordando os temas racismo e/ou eurocentrismo. Como fonte de produção de dados, utilizamos os documentos elaborados pelos/as licenciandos/as, que se refere ao relato de suas respectivas experiências, entregues em arquivo digital, totalizando 07 documentos. A partir dos relatos, discutimos as impressões dos/as licenciandos/as, descritas na análise da oficina, quanto à participação dos/as estudantes; os aspectos positivos e negativos da proposta, apresentando o que faria diferente a partir da reflexão sobre a prática; a avaliação do que conseguiu cumprir em relação ao planejamento prévio, justificando o que não foi possível ser feito; a avaliação das possíveis decepções que tiveram com a experiência; as possíveis alegrias proporcionadas com a prática; e, por fim, a contribuição dessa vivência para a formação docente. Em suma, a oportunidade de discutir sobre racismo e eurocentrismo, em atividades pedagógicas voltadas para a educação básica, possibilitou, aos/às licenciandos/as, evidenciar a relevância da abordagem cultural na escola e pensar sobre os encaminhamentos práticos de desenvolvimento de propostas dessa natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5426_TB589_14102025215043.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS CORREIA ROSA" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabelarosa@academico.ufs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }