Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ACESSO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com a pandemia do COVID-19, as instituições de ensino superior tiveram que adotar o ensino remoto emergencial, como alternativa para dar continuidade ao processo formativo dos seus estudantes. Assim, cada instituição, professor e estudante teve que se adaptar a um novo formato de ensino e aprendizagem que se estabelecia e que demandava outras formas de participação nas aulas. Nessa perspectiva, buscamos investigar como ocorreu o acesso ao ensino remoto emergencial pelos estudantes dos cursos de formação inicial de professores. Para construção dos dados foi realizado um estudo de natureza qualitativa com 39 graduandos dos cursos de licenciatura de Pedagogia e História, que responderam um questionário online sobre suas percepções a respeito do ensino remoto, os quais foram analisados com base nas teorizações de Imbernón (2001), Soares e Valle (2019) e Alves (2011). Os resultados apontaram que o acesso e permanência no ensino remoto emergencial, não foi realizado de forma igualitária, a grande maioria dos estudantes participantes da pesquisa, apresentaram diferentes situações que comprometem a sua participação nas aulas e na realização das atividades, como o pouco acesso a internet, interferência do ambiente doméstico, dificuldades na aprendizagem e no manuseio de plataformas online, como também, o uso do celular, que promovia desconforto no acompanhamento das aulas e realização de atividades. Concluímos que o ensino remoto emergencial cumpriu o seu papel em dar continuidade aos estudos de muitos estudantes, mas se faz necessário avaliar a sua repercussão na aprendizagem dos futuros professores, uma vez que muitos apontaram dificuldades no seu acesso e permanência, o que evidencia uma lacuna na formação docente, que demanda das instituições de ensino superior a proposição de alternativas complementares de formação.

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