Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BALEIA: BORA AUTOMATIZAR A LEITURA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128554
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8720
    "inscrito_id" => 3109
    "titulo" => "BALEIA: BORA AUTOMATIZAR A LEITURA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "resumo" => "Este projeto propõe o desenvolvimento de uma solução assistiva de baixo custo, baseada em Inteligência Artificial (IA), voltada à acessibilidade na leitura para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alinhada à Indústria 4.0 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11 e 16), a proposta visa transformar textos escritos em áudio adaptável, com controle de entonação e ritmo, promovendo autonomia e inclusão educacional. Diante da realidade brasileira com cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa e mais de 2 milhões com TEA, segundo dados de 2024, a iniciativa busca oferecer uma alternativa acessível às tecnologias existentes. Os protótipos, atualmente em desenvolvimento, têm custo estimado de até R$ 1.000,00, representando uma redução de 95,42% em relação a soluções comerciais. Serão exploradas três abordagens tecnológicas: (i) uso de smartphone; (ii) sistema com Raspberry Pi, integrando webcam e saída de áudio para processamento local; e (iii) solução com ESP32-CAM, de menor custo, com envio de dados para um servidor web. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da inclusão digital, a ampliação do acesso ao conteúdo educacional e a redução das desigualdades sociais. O projeto contará com a participação do IFPB – Campus Sousa, em articulação com a Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI), visando beneficiar a comunidade acadêmica e, futuramente, a sociedade em geral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3109_TB8720_20102025150338.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADSON DIEGO DIONISIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADSON"
    "autor_email" => "adson.silva@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128554
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8720
    "inscrito_id" => 3109
    "titulo" => "BALEIA: BORA AUTOMATIZAR A LEITURA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "resumo" => "Este projeto propõe o desenvolvimento de uma solução assistiva de baixo custo, baseada em Inteligência Artificial (IA), voltada à acessibilidade na leitura para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alinhada à Indústria 4.0 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11 e 16), a proposta visa transformar textos escritos em áudio adaptável, com controle de entonação e ritmo, promovendo autonomia e inclusão educacional. Diante da realidade brasileira com cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa e mais de 2 milhões com TEA, segundo dados de 2024, a iniciativa busca oferecer uma alternativa acessível às tecnologias existentes. Os protótipos, atualmente em desenvolvimento, têm custo estimado de até R$ 1.000,00, representando uma redução de 95,42% em relação a soluções comerciais. Serão exploradas três abordagens tecnológicas: (i) uso de smartphone; (ii) sistema com Raspberry Pi, integrando webcam e saída de áudio para processamento local; e (iii) solução com ESP32-CAM, de menor custo, com envio de dados para um servidor web. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da inclusão digital, a ampliação do acesso ao conteúdo educacional e a redução das desigualdades sociais. O projeto contará com a participação do IFPB – Campus Sousa, em articulação com a Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI), visando beneficiar a comunidade acadêmica e, futuramente, a sociedade em geral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3109_TB8720_20102025150338.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADSON DIEGO DIONISIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADSON"
    "autor_email" => "adson.silva@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento de uma solução assistiva de baixo custo, baseada em Inteligência Artificial (IA), voltada à acessibilidade na leitura para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alinhada à Indústria 4.0 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11 e 16), a proposta visa transformar textos escritos em áudio adaptável, com controle de entonação e ritmo, promovendo autonomia e inclusão educacional. Diante da realidade brasileira com cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa e mais de 2 milhões com TEA, segundo dados de 2024, a iniciativa busca oferecer uma alternativa acessível às tecnologias existentes. Os protótipos, atualmente em desenvolvimento, têm custo estimado de até R$ 1.000,00, representando uma redução de 95,42% em relação a soluções comerciais. Serão exploradas três abordagens tecnológicas: (i) uso de smartphone; (ii) sistema com Raspberry Pi, integrando webcam e saída de áudio para processamento local; e (iii) solução com ESP32-CAM, de menor custo, com envio de dados para um servidor web. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da inclusão digital, a ampliação do acesso ao conteúdo educacional e a redução das desigualdades sociais. O projeto contará com a participação do IFPB – Campus Sousa, em articulação com a Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI), visando beneficiar a comunidade acadêmica e, futuramente, a sociedade em geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.