ESCUTA E ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA CRECHE
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O referencial teórico é composto pelos estudos de Horn (2017); Oliveira (2011); Ostetto (2015; 2017); Reis (2013); Rinaldi (2016); Staccioli (2013), em diálogo com documentos orientadores para Educação Infantil organizados pelo Ministério da Educação e Secretaria Municipal de Educação de Maceió. O conjunto de autores e documentos citados mobilizam reflexões para a construção de um cotidiano educativo responsivo, alicerçado na escuta atenta e sensível dos interesses e motivações das crianças, evidenciando seus modos singulares de comunicar e expressar o que estão sentindo em suas primeiras experiências na creche. Trata-se de um relato de experiência construído por meio dos fundamentos epistemológicos e metodológicos da Documentação Pedagógica. Os dados foram produzidos a partir de recortes das narrativas presentes nos relatórios de desenvolvimento e aprendizagem que compõem a documentação pedagógica do agrupamento etário denominado Maternal I B (crianças de 02 anos de idade), localizado em um Centro Municipal de Educação Infantil, em Maceió/AL. As narrativas apresentam o potencial sociocomunicativo das crianças em suas primeiras experiências na creche e as práticas de escuta e acolhimento desenvolvidas por suas educadoras. Por meio de choros, sorrisos, pedidos de colo, compartilhamento de espaços e materiais, diálogos com as educadoras, aproximações e distanciamentos, entre outras ações, as crianças revelaram formas singulares de inserção, entrelaçadas a práticas educativas intencionalmente organizadas de modo afetuoso e respeitoso." 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