Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA POR VIA DA PRÁXI E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LÚDICAS COMO ASSISTÊNCIA SOCIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse texto foi elaborado a partir das experiências do projeto de extensão de apoio a instituição CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, este que vincula-se a uma pesquisa de iniciação científica, intitulada “CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO: uma análise da formação docente e do trabalho pedagógico” da Universidade Estadual de Goiás, campus oeste, sede São Luís de Montes Belos. O mesmo justifica-se pelo viés da indissociabilidade da universidade. O projeto de iniciação científica visa analisar como a formação do pedagogo pode ocorrer em outros espaços que não os escolares e, o projeto de extensão atua com pedagogos exatamente em um espaço não escolar. Mas, espaço que tem relações sociais de várias ordens e necessidades, que fomentam a formação do pedagogo. O intuito aqui, é discorrer sobre como as práticas e ações por meio das aprendizagens adquiridas no curso de Pedagogia e também nas orientações, aliadas a perspectiva de Piaget (2014) corroboração para inserção das margens a educação, os escritos que emergem de uma perspectiva qualitativa, correlacionam-se a pesquisa-ação e ancoram-se em Kochhann, (2021), Mota (2023), dentre outros. Assim, esse trabalho aborda como foram planejadas e efetivadas as atividades de modo a abranger as idades e as necessidades educativas dos participantes no espaço de ensino, que em consideração, um ambiente pouco flexível quando considerado as adaptações do espaço para os pacientes. Como resultados, pode-se perceber a importância do trato pedagógico nas dinâmicas de valorização do indivíduo e a inclusão no ambiente de estudo.

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